5 atrações em Atenas para quem adora história

atrações em atenas
Atenas maravilhosa vista do alto Foto: Camila Castanheira

Com cerca de 3 milhões de habitantes, Atenas é uma das grandes cidades preservadas do mundo antigo. Ao lado do Cairo (Egito), Istambul (Turquia) e Roma (Itália), reúne alguns dos mais importantes monumentos do mundo clássico ocidental. Muito por isso atrações em Atenas é o que não faltam para encantar os viajantes. Quase pirei com tantas oportunidades.

Um pouco de Atenas

Bem mais que um cartão-postal, Atenas é o berço da sociedade ocidental. A democracia, o teatro e a filosofia nasceram aqui. A língua grega é responsável por diversas palavras e expressões em diversos idiomas. Sua culinária é a mais saudável e nutritiva do mundo. Você não visita Atenas, você vive a cidade. Conhecer suas ruas é encontrar o passado ainda vivo, existindo lado a lado com a modernidade e gentileza do povo grego.

Apesar de ainda enfrentar uma severa crise econômica, Atenas é a capital do bom-humor. Em todo canto vemos como os atenienses praticam, ao pé da letra, os ideais dos antigos pensadores, que viam na simplicidade o caminho para o prazer de viver. Gentileza, fartura e elegância são parte da marca registrada de Atenas. Vivi isso nos quatro dias em que passei na cidade.

Atenas é enorme, com diversos bairros, cada um com seu estilo próprio. Fundada no século VIII antes de Cristo, sua história se confunde com a mitologia, cheia de mistérios e aventuras.

São necessários no mínimo 4 ou 5 dias para visitar a cidade com a devida atenção. A melhor forma de conhecer o original espirito ateniense é batendo perna e deixando o fluxo levar. Mas se você precisar de uma lista com as atrações em Atenas imperdíveis, confira a seguir os que selecionei como obrigatórios para quem assim como eu ama história!

atrações em atenas
Artes do museu da Acrópole Fotos: Camila Castanheira

Atrações em Atenas

Acrópole de Atenas

Uma acrópole era a parte mais alta e importante de uma cidade-Estado. No caso de Atenas, esta é a acrópole mais famosa do mundo e por ela passaram os maiores nomes da política, literatura, artes plásticas e filosofia. Podemos dizer, sem sombras de dúvidas, que a história da sociedade ocidental se desenrolou boa parte por aqui. De qualquer lugar da cidade podemos ver a imponência de suas ruínas, principal cartão-postal da Grécia.

A fortificação foi erguida em 450 antes de Cristo e resistiu a diversas guerras, invasões e até balas de canhão. Hoje podemos conhecer o que sobrou do Propileu, escadaria principal que dá acesso à antiga cidadela, as colunas majestosas do Pártenon, que foi o templo mais importante de Atenas; o Erecteu, templo dos deuses da natureza e do campo, e o Templo de Atena Nice, considerada simbólico da harmonia pelos gregos antigos.

atrações em atenas
Separe pelo menos uma manhã para visitar toda a Acrópole Foto: Camila Castanheira

Desde 1975 a Acrópole praticamente vive em restauração. Esse é um trabalho quase impossível de parar. Os especialistas mapearam, ao longo das décadas, cada fragmento de mármore, do maior ao menor, para recolocar cada um deles de volta ao seu lugar. Um jogo de quebra-cabeças que dura pelo menos 40 anos! O resultado é que hoje podemos ver uma estrutura muito mais próxima do que foi realmente essa incrível cidade grega.

Não deixe de apreciar as belíssimas Cariátides, figuras femininas que sustentam parte do Erecteion. As atuais são réplicas, as esculturas originais estão no Museu da Acrópole. Outro ponto de destaque é a vista para a cidade de Athenas. Já as ruinas do teatro de Dionísio recebem peças gregas e óperas durante os eventos. Confira sempre a agenda e, se puder, não perca a chance de ver uma peça grega no local onde o teatro floresceu.

Dica especial: quer fazer aquela foto clássica do Partenon e toda a colina da Acrópole? O ponto ideal é a Colina de Filopapo, que fica num parque logo atrás da principal atração ateniense.

Outra dica importante: chegue cedo, pois as filas costumam ser enormes. Tanto no verão, quanto no inverno, não esqueça do protetor solar. O clima aqui costuma ser bem seco e o sol pode castigar. Também não deixe de ir com um tênis bem confortável e leve um pequeno lanche e água. Há quem suba apenas para tirar fotos e descer, mas o ideal é agendar uma visita guiada numa das diversas agências que oferecem o serviço, conhecendo assim cada detalhe do lugar.

atrações em atenas
Visitei a Acrópole em uma tarde de inverno Foto: Camila Castanheira

Museu da Acrópole

Nenhuma visita à Acrópole Ateniense será completa sem passar por este museu incrível. Inaugurado em 2009 e com estrutura de última geração, o Museu da Acrópole é um dos mais modernos e importantes da Europa.

Todo o desenho deste museu visa dar ao turista um panorama preciso de como era a vida na antiga Atenas. A quantidade de detalhes e peças é impressionante. Reserve pelo menos uma manhã inteira para percorrer as salas com a devida calma. Não deixe de ver as Cariátides originais do Erecteion, retiradas de seu lugar por questões de preservação.

O local onde o museu está erguido é um dos sítios arqueológicos mais relevantes da cidade, desta forma, novas descobertas são feitas todos os anos, mantendo viva a memória ateniense.

Uma curiosidade: o último andar do museu possui as mesmas dimensões que o Partenon, assim os visitantes podem ter uma ideia do real tamanho do templo antigo. Outro fato interessante é que o museu foi pensado para que os visitantes pudessem contemplar a Acrópole através das janelas de vidro, ou seja, você sempre terá uma excelente vista durante seu passeio. Esta é com certeza uma das atrações em Atenas imperdíveis!

atrações em atenas
Um dos melhores museus que já visitei Foto: Camila Castanheira

Bairro de Plaka

Não muito longe da Acrópole fica o bairro mais animado e pitoresco de Atenas. O Plaka é reduto de boêmios, artistas e artesãos, com ótimos restaurantes e cafés animados. O lugar resume a alma do povo grego, sempre hospitaleiro e muito festivo. Dá para passar a tarde inteira batendo perna por suas ruelas coloridas, cheias de lojas e gente cordial.

Aqui você irá encontrar de tudo. Na praça Monastiraki ficam as famosas bancas de frutas, com as tradicionais romãs gregas, símbolos de boa sorte. Aproveite esta região e conheça a Mesquita Tzistarakis, transformada no excelente Museu Arte Popular Grega, o Mercado de Pulgas e o complexo da Ágora Romana, onde ficam as ruínas da Biblioteca de Adriano.

Andando um pouco mais você encontrará uma casa em estilo neoclássico perdida entre os becos. É o pequeno, mas interessantíssimo, Museu de Pavlos e Alexandra Kanellopoulos. O acervo leva o nome do casal que doou uma grande coleção de arte. Pouco visitado, é o lugar ideal para sentar e admirar a arte grega antiga. Esta é uma das regiões que mais apresentam atrações em Atenas!

Plaka também é um bairro repleto de lindos murais de street art, que convivem harmoniosamente com casas centenárias e vestígios da cidade velha. Entre os grafites você encontrará a vila de Anafiótika, um conjunto de casas entrelaçadas que representa um estilo arquitetônico quase extinto. A região de Plaka onde fica a vila foi quase totalmente demolida por conta das escavações arqueológicas nos anos 50. Hoje o lugar e patrimônio do povo ateniense e as casas não podem ser mais descaracterizadas.

Vamos falar a verdade: Plaka é um bairro caro para comer, mas possui alguns excelentes restaurantes. Ao contrário da regra, apesar do grande fluxo de visitantes, os restaurantes por aqui costumam ser de alta qualidade.  

O 7 Foof Sins é um pub com cozinha elaborada e mesas ao ar livre. É recomendado pelo guia Michelin e possui ótimos pratos com frutos do mar. Já o Café Melina é super tradicional e o preferido das celebridades. O local é conhecido pelos passarinhos, que fazem a trilha sonora no final de tarde. Já o Zorbas é o mais gostoso clichê do jeito grego de viver a vida. Sempre tem música ao vivo, gente dançando e comida farta. Apesar de viver cheio de turistas, nunca perdeu a qualidade.

atrações em atenas
Plaka é super charmosa Foto: Camila Castanheira

Monte Licabeto

Se você pensa que a Acrópole é o ponto mais alto de Atenas, se enganou. O Monte Licabeto está a 277 metros de altura e possui a melhor vista da cidade. O lugar faz parte da história grega, sendo citado em diversas lendas e mitos. O mais conhecido conto sobre o lugar diz que o monte, que desponta no meio de uma planície, foi criado pela deusa Atena com parte da montanha que criaria a Acrópole.

A tradição grega deu ao monte o nome que significa “Colina dos Lobos”, pois no passado os animais eram abundantes na região. No lugar de um antigo templo de Zeus existe hoje a capela de São Jorge, construída no século XIX. Toda pintada de branco, seu contorno enche a vista de encanto.

atrações em atenas
Do alto do Monte Licabeto Foto: Camila Castanheira

Dá para chegar até o cume do monte a pé ou de carro, por dentro da reserva florestal que circunda o lugar. Mas o melhor passeio é feito pegando o funicular que sai do luxuoso bairro de Kolonaki.

Além da vista de tirar o fôlego, o Monte Licabeto possui um excelente anfiteatro. Construído nos anos 60, possui o formato dos antigos teatros gregos ao ar livre, com infraestrutura de qualidade para a realização de diversos espetáculos. No site da instituição que cuida do monte você pode conferir a agenda mensal, que inclui orquestras, peças e shows de dança.

Dica especial: na rua Dinokratous, número 4, pertinho da estação do funicular, fica o Jazz in Jazz, um bar todo em estilo “Nova Orleans” que mistura de jazz americano e música grega. O ideal é fazer o passeio do Monte Licabeto no final da tarde, curtir o pôr do sol e na volta parar para um drink e ouvir boa música. 

atrações em atenas
Dá para ver o mar lá do alto do
Monte Licabeto Foto: Camila Castanheira

Museu Arqueológico de Atenas

A cidade com um dos maiores e mais importantes sítios arqueológicos do mundo só poderia ter um museu tão imponente quanto sua história. O Museu Arqueológico de Atenas abriga uma das coleções mais impressionantes do mundo, com peças que cobrem mais de 7 mil anos da história da humanidade.

O prédio é do século XIX, mas foi completamente ampliado e reformado para as Olímpiadas de 2004. Na atualidade, o complexo possui mais de 8 mil metros quadrados e suas galerias exibem cerca de 11 mil artefatos. Como Atenas é uma cidade onde a cada escavação se encontra um novo tesouro, a tendência é que o museu cresça ainda mais.

atrações em atenas
Entrada do museu Foto: Camila Castanheira

A visita possui placas de orientação em inglês e está dividida em 5 grandes exposições (fora as exposições temporárias, vindas de outros museus do mundo):

  • Pré-história: compreende todas as principais civilizações que habitaram o território ao longo do Mar Egeu. São 6 mil anos de história, com destaque para as peças em ouro e bronze, algumas delas dentre as mais antigas já catalogadas.
  • Esculturas: os gregos aprimoraram a escultura em mármore e nesta coleção você poderá conhecer mais sobre os diferentes estilos. O grande destaque é a estátua de Zeus em bronze, um dos símbolos da excelência artística grega.
  • Objetos e vasos: os vasos gregos são bem mais que recipientes, são pequenas janelas onde os mitos e o cotidiano das cidades era narrado através de desenhos super detalhistas. Esta é a maior coleção do mundo e reúne vasos de diversas localidades gregas.
  • Coleção Egípcia: o Egito foi um dos grandes parceiros da cultura grega ao longo dos séculos, e essa aliança está representada por essa coleção com mais de 6 mil artigos.
  • Coleção de Bronze: esta sessão conta a evolução do domínio do metal desde os tempos arcaicos até o esplendor da cultura helenística.
atrações em atenas
Exposição no museu Foto: Camila Castanheira

Confira sempre, na recepção, qual a programação do mês. O museu possui excelente agenda de visitas guiadas, exposições interativas e atividades para jovens e crianças.

Além destas atrações em Atenas, no blog há também informações sobre Nafplio, a primeira capital da Grécia. Veja aqui a maravilha que é esta cidade.

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe seu comentário