Augustiner Brau , o maior pub cervejeiro da Áustria


Conheça este tradicional centro da cultura cervejeira austríaca

Augustiner Brau
Entrada do PUB


A cultura cervejeira na Áustria é algo muito presente no dia a dia dos moradores. Eu já havia lido bastante a respeito, mas confesso que não tinha idéia do quão acentuada é. A região de Salzburg, principalmente, tem este lado bem aflorado. Pelas redondezas da cidade, existem diversas fábricas de cervejas e Pubs para conhecer e experimentar a tão adorada bebida.

Em minha primeira viagem a Salzburg, querendo entender um pouco mais sobre as cervejas austríacas, pedi indicação para uma guia local. A simpática Betina, moradora, me recomendou um lugar especial, o Augustiner Brau, um centro cervejeiro tipicamente austríaco, cuja produção artesanal está tradicionalmente ativa há mais de 395 anos.

A história

O Augustiner Brau e seus famosos jardins, fazem parte de um antigo mosteiro beneditino fundado em 1605. Em 1621, os monges começaram a produzir cervejas com uma receita muito especial utilizada até os dias de hoje. Atualmente o mosteiro não funciona mais e o Augustiner Brau se tornou o maior Pub da Áustria com mais de 1400 assentos, distribuídos em cinco mil metros quadrados.

O lugar é enorme e muito tradicional. Imagine um monte de mesas grandes, coletivas e distribuídas em um salão de madeira escura, com uma infinidade de pessoas brindando e celebrando! Assim é o Augustiner. E quando o clima está mais agradável, durante a primavera e o verão, o movimento migra todo para o extenso e florido jardim. Os austríacos ressaltam que estas são as melhores épocas para degustar e aproveitar as cervejas.

Augustiner Brau
Interior do pub Foto: Camila Castanheira

A cerveja

Conservando a tradição, a cerveja é derramada em barris de madeira em talhas de pedra, e servidas em canecas de porcelana de argila. Dizem que a temperatura e o sabor da bebida são mantidos por mais tempo nestas condições. A casa apresenta vários tipos de cervejas, e algumas delas são servidas por épocas. As mais populares são: Märzen apreciada o ano todo, Fastenbier, servidas desde a quarta feira de Cinzas até a Páscoa, e Bockbier, degustadas novembro e dezembro.

No total, para vocês terem uma idéia, a produção anual gira em torno de 12.000 hectolitros . É cerveja que não acaba mais.

Augustiner Brau
Cerveja diretamente do barril Foto: Camila Castanheira

O PUB Augustiner Brau

Sendo considerado o maior Pub da Áustria, imagine a quantidade de gente que não passa por aqui. São locais e turistas de todas as partes do mundo querendo conhecer e celebrar neste centro cervejeiro. Alguns moradores até possuem mesa cativa no pub.

O processo de consumo aqui é bem dinâmico. Não há garçons anotando pedidos nas mesas e os pedidos são feitos diretamente no caixa. Assim que pagar a bebida, que por sinal são baratas, você recebe uma caneca, entrega para o mestre cervejeiro e já retira seu pedido. Um ponto interessante no Augustiner Brau é que você pode levar a sua própria comida, ou se preferir degustar algo no pub, há vários lugares para comprar petiscos.

Ah, um detalhe importante, é que o Pub está localizado pertinho do centro de Salzburg, com fácil acesso. Portanto, no dia da sua visita, junte o útil ao agradável e vá caminhando. Serão muitas as cervejinhas apreciadas, acredite.

Augustiner Brau
As mesas possuem nomes Foto: Camila Castanheira

Se você é apaixonado por cervejas ou apenas um admirador como eu, quando viajar à Áustria, o Augustiner Brau tem que estar na sua listinha de lugares a conhecer. É uma experiência única degustar uma cerveja com tantas tradições. Quando voltar a Salzburg, com cerveja brindarei no Augustiner Brau.

Prost!

Saiba mais sobre Salzburg:

O que fazer em Salzburg, a cidade que respira música
Dicas de cafés e restaurantes na cidade de Mozart

Deixe seu comentário