fbpx
Botin, o restaurante mais antigo do mundo
Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!

Botin, o restaurante mais antigo do mundo

Postado em Destinos, Espanha Tags: , , , , ,

Uma experiência de séculos e séculos em Madri

IMG_20160522_141520

Eu confesso que quando fiz a reserva no Botin estava bastante (muito) ansiosa para entender como seria minha experiência no restaurante mais antigo do mundo e o que eu supostamente poderia comer e vivenciar. Já havia lido e ouvido muitas coisas a respeito do lugar, mas pessoalmente foi mais, muito além do que eu poderia imaginar.

Veja: onde ficar em Madri

O restaurante

Posso dizer que foi uma experiência gastronômica mágica, onde a comida, a história, a tradição e as pessoas (os funcionários são incriveis), fazem deste restaurante um lugar único no mundo. Fui tratada como uma verdadeira princesa, com as regalias de um atendimento impecável, uma comida que me lembro do cheiro e de cada pedacinho, e o vinho, ah o vinho, que muito bem indicado fez com que eu vivenciasse uma das melhores refeições da minha vida.

IMG_20160522_131432

A história

Fundado em 1725, o restaurante Botín, ostenta do título de o mais antigo do mundo, concedido pelo Guiness Book, com muita classe e tradição. A casa está em sua quarta geração de administradores e é referência européia em gastronomia. Localizado em Madri, este museu-restaurante, utiliza o mesmo nome e forno desde sua origem, e, curiosidade: a chama não apaga nunca.

IMG_20160522_132420

O cardápio passou por várias alterações, mas os pratos tradicionais da época, como os leitões e cordeiros assados, são servidos até hoje. Peça ao garçon para conhecer a cozinha, eles te levarão com o maior prazer, olha eu lá!

IMG_20160522_131740

Em origem, o lugar era uma pousada, que somente assava, em fornos, aquilo que os hóspedes traziam consigo na bagagem. Os comerciantes não permitiam vender comida pronta em parte alguma.

Hoje, o restaurante Botín recebe diariamente cerca de 500 pessoas e geralmente fica lotado nos dois turnos em que permanece aberto. Portanto, para conseguir apreciar este templo gastronômico, as reservas tem de ser solicitadas com muita antecedência. Um menu completo, com entrada, prato principal, bebida e sobremesa custa em média 40 euros.

IMG_20160522_131012

Mais surpresas

Ah! Para finalizar sua visita ao Botin, solicite conhecer a primeira adega da casa, que fica no subsolo, onde tudo começou. Hoje a adega está desativada devido a umidade, mas tudo continua lá, representando os velhos tempos!

IMG_20160522_131610

A experiência de estar no restaurante mais antigo do mundo, tem que estar no roteiro de quem visita Madri. É um passeio completo de delícias e muita informação. Imagina, provar uma receita tradicional em um lugar especial, ambos com mais de 300 anos? Imperdível!

17 comentários sobre “Botin, o restaurante mais antigo do mundo

  1. Também tive o prazer de conhecer este lugar encantador. Tudo muito bom desde o atendimento e sem falar na comida, que por sinal é maravilhosa.

    1. MKeler este título foi reconhecido pelo Guinness! Me passa o nome deste restaurante na Suíça, quero muito conhecer! Abraço Camila

  2. Na Gamla, em Estocolmo tem tabernas, que servem bebida e comida, desde o século XIV, inclusive com assados feitos com receitas antigas. Não há luz elétrica, apenas luz de lamparinas.

    1. Sandra este restaurante é oficial pelo Guinesss.

      Amei sua dica. Se puder me passar o nome deste lugar, eu ainda não conheço Estocolmo!
      Beijos
      Camila

  3. Oi Camila, tive o prazer de saborear o leitão do restaurante, maravilhoso!! E o atendimento perfeito, lugar aconchegante.

Deixe seu comentário

Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!