fbpx
Dicas de Cape Town
Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!

Dicas de Cape Town

A Cidade do Cabo, ou Cape Town, é a uma das capitais da África do Sul. Isso mesmo, “uma das”. Pouca gente sabe, mas o país de Nelson Mandela possui três capitais: Pretória (centro executivo), Bloemfontein (centro judicial) e a Cidade do Cabo (centro administrativo).

Em 2019, tive a oportunidade de fazer um intercâmbio para Cape Town e me apaixonei. A cidade é muito maravilhosa. Passear por suas ruas ensolaradas, contornadas por montanhas, é uma rara oportunidade para contemplar a natureza, a modernidade da arquitetura contemporânea e os edifícios do período colonial.

Em seus parques, apresentam uma das maiores diversidades biológicas de todo o continente africano. Por seus mercados e feiras, cores e aromas nos convidam a experimentar uma gastronomia marcante e apurada.

Seguro viagem para África do Sul

Nas ruas de Cape Town, também estão as marcas do Apartheid, regime de segregação racial que durante décadas dividiu o país em duas nações. Em seus museus, podemos entender a história dos povo sul africano e como tudo se aconteceu.

Cape Town é o destino ideal para quem ama história e natureza e não foi a toa que escolhi a cidade para passar 40 dias estudando. É tudo muito especial. Neste período, pude conhecer praticamente a cidade toda e neste post eu trago dicas de Cape Town com as minhas atrações favoritas.

Dicas de Cape Town

1- Kirstenbosch National Botanical Garden

Este com certeza foi o lugar que mais amei em toda a cidade. É indescritível estar no meio das montanhas junto a natureza. Considerado um dos maiores jardins botânicos do mundo, Kirstenbosch contém mais de 7.000 espécies de plantas do sul da África é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

O jardim fica nas encostas da Table Mountain, a apenas 13 km do centro da cidade e chegar até lá é super fácil pegando o ônibus turismo. Durante o verão há vários eventos no jardim.

Aventura: Safári na África do Sul

No jardim botânico com fundo da Table Mountain Foto Camila Castanheira

2 – Table Mountain

Ah, a famosa Table Mountain é um dos símbolos nacionais da África do Sul. Ela está estampada em diversos cartões postais, moedas e faz parte do cotidiano dos moradores de Cape Town.

Vista de longe, a Table Mountain surge imponente. Seu formato reto e cheio de escarpas e paredões, faz dessa formação geológica um dos monumentos naturais mais impressionantes de toda a África.

O parque ecológico, que preserva a fauna e flora nativas da região, faz parte de um conjunto eleito uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Para subir e desfrutar da vista mais espetacular do país, você poderá optar por trilhas, ônibus especiais ou o famoso bondinho. Reserve os ingressos com antecedência e chegue cedo pois as filas costumam ser longas. Outra dica é: durante a tarde os ingressos costumam ser mais baratos. Eu fui no pôr do sol, subi as 15horas e foi a melhor escolha que fiz.

3 – Robben Island

Este lugar não é para qualquer um. Robben Island funcionou como prisão política durante os anos sombrios do Apartheid e foi nela que Nelson Mandela e seus apoiadores ficaram presos por anos.

Hoje o local é tombado pela Unesco como Património da Humanidade, não só por sua importância histórica, mas também por fazer parte de uma paisagem natural rara e que deve ser preservada para as futuras gerações.

O passeio até a ilha acontece em barcos que saem regularmente de Waterfront, no centro portuário da Cidade do Cabo. De lá até a ilha são cerca de 45 minutos de barco.

Esse é um passeio impactante e guiado em inglês. A maioria dos guias foram presos na ilha e contam emocionados como era a vida na prisão. Confesso que dá um nó na garganta.

Agende passeios em Cape Town com antecedência

DCIM\115MEDIA\DJI_0416.JPG

4 – Cabo da Boa Esperança (Cape Of Good Hope)

Quando cheguei no Cabo da Boa Esperança foi como mergulhar nas aulas de história e geografia. O Cabo da Boa Esperança é um dos marcos mais importantes da geografia mundial. Durante séculos ele separou o mundo oriental do ocidente, além de ser o local mais temido pelos navegadores – muitos navios naufragaram por aqui.

O Cabo da Boa Esperança foi descoberto em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias e representou uma nova era nas navegações a caminho das Índias. Depois de passar por aqui os portugueses ampliaram suas rotas e o mundo começou de fato a se tornar globalizado.

Além da vista maravilhosa, o passeio deve incluir ainda uma visita ao Cape Point, uma colina na beira de um paredão onde estão os dois magníficos faróis. Para acessar o ponto mais alto há um funicular que sobe diariamente a montanha mas tem ir caminhando também. Prefira a segunda opção, a vista é surreal!

Dica curiosa: o Cabo da Boa Esperança foi considerado durante séculos como o ponto mais ao sul do continente africano. Mas na verdade ele é o ponto mais a sudoeste. O ponto mais ao extremo sul da África é o Cabo das Agulhas, distante cerca de 150km dali.

Veja também sobre Joanesburgo

5- Iziko South African Museum

O museu Iziko da África do Sul é o mais visitado e considerado o mais importante de Cape town. Sua coleção, reúne peças que contam a história do povo africano através da zoologia, paleontologia e arqueologia.

O conjunto arquitetônico onde está inserido o museu já é uma atração especial. Ao lado da Igreja Metodista Central e pertinho da South African National Gallery, essa região é o coração da cidade e pede um passeio a pé e sem pressa.

O museu é dividido em 3 sessões, cada uma dedicada a um setor especifico da história dos povos africanos. O grande destaque é a coleção de peças dos povos originais que ocupavam a região da África do Sul há pelo menos 9 mil anos atrás.

Dica especial: aproveite o passeio e estique até a South African National Gallery, quase ao lado deste museu. Lá está guardada a maior coleção de arte contemporânea da África do Sul.

6 – Camps Bay, Clifton Beach

Confesso que não consegui escolher apenas uma praia. Cape Town tem inúmeras e uma mais maravilhosa que a outra e se você tiver tempo, tente conhecer todas pois cada uma tem uma beleza singular.

Camps Bay por exemplo, é uma região badalada, cheia de barzinhos com o pôr do sol mais que espetacular. Se puder almoce e passe uma tarde por lá curtindo a praia e a paisagem surreal que a contorna.

Outra praia que tem que estar na sua lista é Clifton. Aqui a vibe é mais calma e as águas parece coisa de cinema: clarinha e areia branca.

7 – Museu do Diamante

Esse não é o museu mais visitado, mas é um dos mais curiosos e belos de toda a África do Sul. Sua proposta é contar a história do solo do país ao longo de bilhões de anos, desde a formação geológica da Terra até a exploração europeia em busca da mais rara e valiosa das pedras preciosas, o diamante.

As primeiras descobertas de diamantes na África do Sul foram feitas em 1867 e o fato transformou definitivamente a história do país. Aquela região de natureza selvagem passou a ser vista como um dos solos valiosos do mundo.

Ao longo das décadas seguintes sairiam daqui alguns dos diamantes mais caros da história. O país manteve o posto de maior produtor de diamante por gerações e ainda hoje a África do Sul é conhecida mundialmente por sua riqueza mineral.

O museu explica de forma simples e envolvente todo o processo de extração, análise e lapidação dos diamantes, bem como a sua influência em diversos fatos históricos.

Veja sua viagem para a África do com Sul com o Acordei Expedições

8- Victoria & Alfred Waterfront

Waterfont é um complexo de entretenimento enorme muito frequentado por moradores e turistas que reúne hotéis, lojas, mercadinhos gourmets, restaurantes, bares, um aquário, museus, shopping e supermercado. Uma super dica é ficar hospedado nos arredores pois facilita muito o deslocamento por toda a cidade. Aqui indico o Radisson Blu Hotel Waterfront, o Radisson RED Hotel V&A Waterfront, o Protea Hotel by Marriott e o Southern Sun Waterfront

Agende passeios em Cape Town com antecedência

Dicas de Cape Town

Cape Town é realmente um lugar especial no planeta Terra, aliás a África do Sul inteira é muito especial e aqui no blog temos várias matérias sobre o país. Inclusive fizemos uma série de vídeos sobre o destino no YouTube. Veja tudinho aqui!

Se tiver mais dúvida sobre as minhas dicas em Cape Town, não deixe de me chamar, minha agência faz expedições e roteiros maravilhosos para a África do Sul.

Beijos

Camila Castanheira

Deixe seu comentário

Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!