Dicas do Porto: roteiro de lugares desconhecidos

Ah, Porto! Como você é linda! A cidade do Porto se tornou queridinha dos brasileiros e não é por acaso. Lugar único em Portugal, o destino é a combinação rara de história, variedade cultural, gastronomia de qualidade e povo acolhedor que fizeram da “Invicta” o destino da vez. Há muito o que se ver e fugir do óbvio te deixará mais encanto ainda. Por isso resolvi reunir dicas do Porto de lugares desconhecidos.

O fato é que o Porto possui segredos incríveis, atrações ainda pouco exploradas e se perder por seus becos é uma experiência transformadora. Foi pensando nisso que selecionei alguns dos “passeios secretos” para quem deseja visitar a cidade do Porto de uma maneira diferente. Você conhecerá livrarias aconchegantes, salões foleados a ouro e verá o sol se pôr com a melhor vista da cidade. Preparados?

dicas do porto
Livraria Lelo vista do segundo andar.

Dicas do Porto

Roteiro de livrarias

Que a livraria Lello do Porto é uma das mais belas do mundo, isso todo mundo sabe. O lugar é parada obrigatória para quem ama passar horas namorando livros. Mas como a ideia aqui é criar um roteiro de lugares incomuns, tire um dia para descobrir outras livrarias fenomenais que o Porto possui.

Na rua Fernandes Costa, 88, perto da Casa de Música, fica a livraria Flaneur, uma casinha aconchegante, cheia de livros, clima animado e acolhedor. Você encontrará quase sempre autores locais e muitas obras fora do circuito comercial – ótimo para quem gosta de descobrir novas leituras.

dicas do porto
Livraria charmosa Foto: divulgação TmeOut Portugal

Na rua das Oliveiras, 72, fica a tradicional livraria Poetria, focada em poesia e teatro. Confira sempre a programação, que inclui regularmente leituras de peças e ótimos saraus.

Outro ponto imperdível é a livraria Bertrand da rua da Fábrica. Esta é uma das mais completas da cidade e a rede é uma das mais antigas do mundo. Aproveite o passeio e conheça, nesta mesma região, outras diversas livrarias pequenas, mas muito agradáveis, como a José de Alves, a Moreira da Costa e a Araújo e Cunha – todas negócios familiares com décadas de tradição.

Dicas do Porto

Restaurantes curiosos

Na Rua Senhor da Boa Morte, 55, num agradável largo, fica o Antigo Carteiro, um minúsculo restaurante pouco visitado pelos turistas. O lugar é ponto obrigatório dos locais e é famoso por sua excelente cozinha. Apesar de ficar bem no meio do burburinho turístico, este simpático lugar possui uma aura inquebrável de tranquilidade. Maravilhosooooo.

O lugar existe há décadas e passou por diversos donos. Atualmente possui um chef dedicado e um cardápio bem variado, com ótimas opções vegetarianas. De todo modo, não deixe de provar os antepastos e a perdiz de escabeche, ave com conservas de alecrim, cebola, salsa, gengibre e limão acompanhada com as famosas tostas, as nossas conhecidas torradas.

No largo do Priorado fica o inesquecível Presunção & Água Benta. A proposta da casa é irreverencia e simplicidade. Localizado num casarão que estava antes em ruínas, passou por uma restauração que manteve os elementos originais. Toda a decoração é linda e repleta de detalhes. Aqui você irá encontrar a tradicional cozinha portuguesa sem firulas, mas com preço justo e ambiente peculiar.

Na rua da Picaria, 86, fica o Cruel, que de cruel só tem o nome. O ambiente é super charmoso, com uma proposta gastronômica arrojada e divertida. O menu é dividido em três estilos: “medroso”, “cauteloso” e “cruel”. Cada estilo representa uma experiência mais ousada que a outra. É o tipo do restaurante para se voltar mais de uma vez, podendo assim provar todos os menus da casa. 

VEJA AQUI : O QUE FAZER EM LISBOA

dicas do porto
Porto é poética Foto: Pixabay

Dicas do Porto: arte e história

Muralhas Fernandinas

O atual traçado arquitetônico do Porto possui forte influência barroca dos séculos XVII e XVIII. Um dos poucos monumentos da antiga cidade medieval são as muralhas que cercavam a região.

As chamadas Muralhas Fernandinas datam do século XV e possuem trechos incrivelmente preservados. A maior parte dessa fortificação foi feita sobre os vestígios da antiga muralha romana, dos tempos em que o Porto era chamada de Portus Cale – que, aliás, deu nome ao país: Portugal.

O nome se deve ao rei D. Fernando, responsável pela expansão da cidade. O monumento circula todo o centro antigo e possui 17 pórticos ou passagens. Para visitar é preciso ficar atento aos pontos que são abertos para turistas. O trecho dos Guindais, que dá para o rio Douro, é o que possui a melhor vista. A entrada é pelo Largo Primeiro de Dezembro, passando pela Igreja de Santa Clara. O acesso é gratuito todos os dias úteis, das 9:00 às 17:00.

dicas do porto
Muralhas do Porto

Salão árabe do Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa é um prédio erguido em 1842, sendo famoso por sua mistura de estilos. Olhando de fora parece apenas mais um edifício imponente, como outros tantos na cidade, mas uma sala chama a atenção em especial.

O famoso salão árabe é uma atração que ainda passa despercebida por muitos visitantes. Quem o descobre sente-se visitando um pedaço do Oriente Médio em pleno centro do Porto. A riqueza de detalhes, cores e formas é de cair o queixo. O desenho do ambiente foi inspirado nos salões do Palácio de Alhambra, na Andaluzia. Todos os detalhes dourados são feitos em folhas de ouro. Ao longo dos painéis encontram-se diversos trechos do Corão em árabe. Só existem duas referências nacionais na sala: os brasões de Portugal e da cidade do Porto.

A sala era usada em ocasiões especiais pelos nobres do Porto, que desejavam ter disponível um lugar digno das Arábias. A admiração pelo estilo árabe remonta aos tempos em que os mouros dominaram Portugal e ajudaram a construir diversos monumentos. Essa influência persiste até hoje na arquitetura, culinária e na própria língua portuguesa.

dicas do porto
O incrível salão foto: visitporto

Galerias de arte

O Porto é um dos centros culturais mais intensos e criativos da Europa. Diversos artistas plásticos, escultores, músicos e artistas digitais produzem obras incríveis, inspiradas no espírito dessa cidade. Um passeio pelas galerias de arte do Porto é uma forma original de conhecer novas pessoas e aprender mais sobre o assunto.

A Porto Culturgest é uma casa de cultura localizada bem no centro da cidade, na avenida dos Aliados. Reúne exposições permanentes e itinerantes, oficinas de dança, pintura e fotografia. O destaque fica para a programação de teatro. Confira sempre o calendário, pois por aqui costumam passar diversos espetáculos premiados e por um preço bem em conta.

Sigam o canal do Culturgest no Youtube que há muita informação bacana

Se sua ideia é levar um pouco da arte portuguesa para casa, dê uma volta pela rua Miguel Bombarda, famosa por suas galerias e centros de arte. No número 61 fica a Ó! Galeria, uma das mais tradicionais do país. A casa reúne diversos nomes da arte contemporânea portuguesa, mas possui também trabalhos de outros artistas europeus. O ambiente é descontraído, cheio de gravuras, pinturas, fotografias e peças de design. Apesar do alto padrão dos trabalhos, tem para todos os bolsos.

Na mesma rua, número 553, fica a Quadrado Azul, outra galeria contemporânea cheia de trabalhos belíssimos. A casa possui uma programação intensa, com mostras e bate-papo com os artistas. Já no número 452 fica a Cruzes Canhoto, estúdio de arte primitiva com esculturas fenomenais feitas com diversos materiais.

Demais estas dicas do Porto, não!?

Fortes históricos

Não muito longe do Jardim do Passeio Alegre, na foz do rio Douro, fica o Forte de São João Batista. Finalizado em 1570, foi durante séculos o mais importante posto de controle contra os invasores que pretendiam subir o rio até a cidade. Além de toda sua importância para a história militar do Porto, o forte foi residência da poetisa Florbela Espanca, que era casada com um dos oficiais do regimento. Não deixe de apreciar a ótima vista para o Douro e a praia do Carneiro.

Do outro lado da cidade, perto do Parque Municipal, fica uma atração que poucos turistas conhecem quando vão visitar o Porto. O Forte de São Francisco Xavier do Queijo tem esse nome curioso por ter sido erguido sobre uma pedra em formato de queijo. É um dos mais antigos monumentos da cidade, remontando ao século XV. Por sua localização estratégica, foi muito importante durante a Guerra da Restauração. Hoje o lugar possui exposições de arte e uma ótima vista para o mar e a praia de Matosinhos.

dicas do porto
Forte de São Francisco Xavier do Queijo Foto: visitporto

Parque de Serralves

Apesar de ser bem famoso, muita gente ainda deixa de visitar o Parque de Serralves por este ser um pouco afastado das atrações do centro. Não cometa esse erro. Este é um dos lugares mais interessantes do Porto e vale muito a pena passar uma tarde inteira por aqui.

O parque é gerido por uma fundação, que mantém uma intensa programação cultural durante todo o ano. O complexo abriga a Casa de Serralves, hoje parte do complexo que reúne também o Museu de Arte Contemporânea, com excelentes exposições de diferentes tipos de manifestações culturais. O prédio é o único do país em verdadeiro estilo Art Decó.

A área verde do parque é repleta de jardins e miradouros. São mais de 18 hectares de matas cortadas por ótimas estradas para caminhada. Ao longo de toda sua extensão estão diversas esculturas ao ar livre. É para passear sem pressa.

Outro destaque é o Museu de Serralves, com seu projeto super moderno e ótima programação de eventos.

dicas do porto
O lindo parque de Serralves Foto: visitporto

Dicas do Porto

Roteiro de rooftops

A moda dos rooftops, bares e restaurantes em terraços com ótima vista, emplacou em Lisboa, famosa por suas baladas nas alturas dos prédios do centro. Mas o Porto já possui diversas opções para quem deseja um fim de tarde exclusivo com o melhor panorama para o rio Douro.

O restaurante The Yeatman (Rua do Choupelo 345) fica do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, mas sua grande atração é a vista magnífica para a cidade do Porto. Este certamente será o cenário das fotos mais incríveis que você poderá fazer do panorama da cidade e da ponte D. Luis. O lugar já recebeu duas estrelas Michelin em 2017 e conta com uma adega de (pasmem) 25 mil rótulos. Se você não estiver afim de gastar muito, reserve uma mesa para provar os aperitivos e curtir o entardecer.

O Portobelo Rooftop (Av. Rodrigues de Freitas, 427) fica na Baixa do Porto e possui uma excelente vista para o centro da cidade. O ambiente é mais informal, com clima descontraído, perfeito para começar a noite vendo as luzes do Porto se acendendo. Já o Graça Rooftop Bar (R. do Dr. Magalhães Lemos, 83) é frequentado pelos locais, ideal para quem deseja fugir do roteiro turístico. Fica no quarto piso do Rivoli Cinema Hostel, mas abre ao público diariamente a partir das 16 horas.

rota do vinho do douro e porto
Passeio de barco pelo Porto Foto: Camila Castanheira

Contei todas as dicas do Porto que vi e vivi. Agora é só agregar ao seu roteiro! Ah, e não deixe de ler nosso outro texto que fala sobre a rota do vinho do Douro, com dicas para aprimorar sua viagem!

Até a próxima!

Veja aqui várias opções de passeios na cidade do Porto

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe seu comentário