Apaixone-se pelos encantos do Uruguai

Imagine um país com um litoral incrível, cheio de praias badaladas e ainda ótimos museus, passeios históricos e rica cultura. Um país com verão animado e cheio de cores e invernos aconchegantes e ideais para curtir a alta gastronomia. Pois é, esse país é o Uruguai e fica coladinho com o Brasil.

Apesar dos brasileiros serem apaixonados pela Argentina, o Uruguai desponta como um excelente destino, com variedade de roteiros para agradar os turistas mais exigentes. Visitei o país uma vez e não vejo a hora de voltar!

Paisagens selvagens, arquitetura arrojada, prédios históricos e a famosa parrillada fazem do país o lugar perfeito para qualquer época do ano. Ficou curioso, não é!?

capital do uruguai
A linda Montevidéu, capital do Uruguai Foto: pixabay

Um mundo de possibilidades no Uruguai

Montevideo

A capital do Uruguai é uma cidade cheia de encantos e combina a vida cultural da cidade grande com o ritmo pacato de vila do interior. Três a cinco dias podem ser ideais para percorrer suas ruas, praças e parques com a devida atenção. Pelo menos três regiões são imperdíveis:

Praça da Independência

Coração de Montevideo, essa praça foi inspirada no estilo parisiense, muito em moda na América do Sul no século XIX. Em seu centro está a estátua de José Gervasio Artigas, herói da independência do Uruguai.

Logo na esquina com a avenida 18 de Júlio fica o Palácio Salvo, criação do arquiteto Mario Palanti. Inaugurado em 1928, é o prédio mais famoso da cidade. Com 95 metros e 27 andares, foi durante muitos anos o mais alto edifício da América do Sul. Confira na recepção ou na página do Facebook os horários das visitas guiadas. A vista da torre principal e os detalhes do interior do prédio são imperdíveis.

uruguai
Toda linda na principal praça de Montevidéu Foto: Camila Castanheira

Pocitos

Pocitos é o bairro mais charmoso de Montevideo, com ótimas opções de hospedagem, restaurantes premiados e lojas para todos os gostos. A primeira coisa a fazer é tirar sua foto no célebre letreiro com o nome da cidade. A vista para a orla é outro cartão postal famoso. A praia costuma ficar lotada no verão, mas o clima geral é de tranquilidade.

É na Rambla, principal avenida do bairro, que ficam ótimos cafés, bares e restaurantes. Não deixe passar batido o curioso Castillo Pittamiglio, um prédio escondido entre as construções modernas onde viveu um excêntrico pesquisador e alquimista. Se você gosta de mistérios e simbolismos, vai adorar a visita guiada. A casa funciona como centro cultural e possui uma agenda bem variada, que vai de shows de música até performances de mágica. (dá para agendar pelo Facebook deles)

Cidade Velha

O centro histórico de Montevideo passou por um longo período de abandono, mas em 2010 novas atividades culturais começaram a atrair artistas e comerciantes para a região. Hoje a Cidade Velha possui lojas variadas e cafés de qualidade.

Uma dica especial é começar o seu passeio pelo centro velho partindo do Mirador Panorâmico da Intendência, prédio onde funciona a prefeitura de Montevideo. A vantagem de iniciar por aqui é que, no alto deste mirante, existem placas informativas sobre diversos prédios importantes do centro. Ou seja, quando você estiver batendo perna, irá reconhecer diversos pontos vistos lá do alto. O terraço oferece um lindo panorama da cidade e ainda conta com uma agradável cafeteria e loja de souvenires. A visita é gratuita.

Outra grande atração da região é o Teatro Solis, símbolo da riqueza e sofisticação dos anos áureos de Montevideo. Inaugurado em 1856, é considerado um dos mais importantes teatros da América do Sul e certamente um dos mais bonitos. Sua arquitetura foi inspirada das casas de ópera da Itália e seus detalhes estão muito bem preservados.

O teatro possui uma programação de primeiríssima qualidade, com óperas, peças, espetáculos de dança e filmes quase todos os dias da semana. Visite o site para saber mais e não deixe de ir a algum evento lá. A experiência é marcante.

O Mercado del Puerto é o ponto de encontro dos locais em busca de ótima comida e clima festivo. A arquitetura é de influência europeia e as estruturas foram feitas em Liverpool, na Inglaterra. Não deixe de provar a famosa parrillada, assado uruguaio com diferentes cortes. Você encontrará também uma animada feira com tudo o que imaginar. Os queijos e vinhos são o melhor de tudo. Não deixe de experimentar o famoso tannat uruguaio, vinho encorpado e premiado no mundo inteiro.

Você irá reparar que muitos casarões do centro antigo de Montevideo possuem belíssimos grafites e trabalhos de street art. Isso acontece graças a um projeto local que está revitalizando os espaços e colorindo a cidade. Ainda não é um Beco do Batman, mas alegra o dia encontrar um mural pintado cheio de passarinhos. Se você quiser saber mais sobre os artistas locais, confira o perfil da Casa Wang, um coletivo que realiza diversos trabalhos incríveis pela cidade.

Dica especial: percorrer as ruas do centro de Montevideo de bicicleta é uma aventura incrível. Existem diversas empresas que fazem esse serviço, mas a Urubike, na calle Ycaré, possui bicicletas azuis famosas e super estilosas. Já a Movete é a mais popular e tem postos espalhados por todos os bairros.

Destinos no Uruguai

Punta del Este

Destino preferido dos brasileiros e argentinos, Punta del Este é uma cidade praiana com ares europeus. Há um pouco da Riviera em seu espírito. Dá para aproveitar o lugar tanto no verão (praias lotadas, preço mais alto, mais badalação) quanto no inverno (praias vazias, mais barato, ideal para passear e fazer compras).

Quem chega ao destino tem por obrigação fazer sua foto no Monumento ao Afogado, mais conhecido como Los Dedos, uma escultura enorme criada pelo artista plástico Mario Irarrázabal em praia Brava.

Para quem quer comer bem e passear sem pressa, o Porto de Punta del Este é outra parada obrigatória. Os barcos ancorados no mar calmo servem de moldura para uma agitada vida noturna, com ótimos bares e restaurantes. Não longe dali fica a Praça dos Artesãos, repleta de barraquinhas com o artesanato local.

Além da orla animada, Punta possui ótimos museus. O Museo Ralli é reconhecido internacionalmente por sua coleção de obras surrealistas, incluindo Salvador Dali e Marc Chagall. Já o Museo del Mar conta a história natural dos oceanos. Você irá conhecer mais sobre as espécies marinhas e desvendar o fascinante mundo da navegação. Outro ponto de interesse é o excelente Museo Paseo de Neruda, casa onde o poeta chileno viveu com sua esposa.

punta de este no uruguai
Pôr do sol paradisíaco digno de cinema Foto: Caroline Castanheira

Casapueblo

Geralmente considerada uma atração extra de Punta del Este, na realidade, Casapueblo merece uma visita cuidadosa. Esta é talvez a mais bela e mais famosa atração do Uruguai. Construída inicialmente como residência de verão do arquiteto Carlos Páez Vilaró, hoje a Casapueblo se tornou a primeira cidadela-escultura moderna da América Latina, misturando arquitetura e artes plásticas.

O desenho original foi inspirado nas casas da costa da Grécia, mas o estilo final é bem original. A combinação de mar e céu azul e as paredes brancas é um dos símbolos do Uruguai.

A atração fica em Punta Balena, 15 minutinhos do centro de Punta del Este. Se tiver tempo, estique alguns quilômetros e visite a charmosa vila de Piriápolis, não muito longe dali.

Pouca gente sabe, mas a Casapueblo possui um excelente e concorrido hotel, com serviço completo, incluindo um ótimo restaurante. É perfeito para quem gosta de exclusividade e busca mais tranquilidade. Na alta temporada, nos meses de verão, o lugar costuma fica cheio. Se for visitar no outono ou inverno, prepare o casaco pois a região venta bastante.

casa pueblo uruguai
Interior do hotel CasaPueblo Foto: Caroline Castanheira

Cabo Polônio

Distante cerca de 300 quilômetros de Montevideo, esse vilarejo de pescadores parece que parou no tempo. Sua população é de cerca de 100 habitantes e suas casinhas coloridas contrastam com o azul do céu. O lugar é perfeito para quem deseja apreciar a natureza e se desligar da correria.

Não é um destino de luxo. Cabo Polônio é o oposto de Punta del Leste. Aqui não tem luz elétrica (tudo funciona na base dos geradores) e não é raro você encontrar com leões marinhos e pinguins correndo pela orla – aliás, eles são atração do lugar.

A melhor maneira de chegar até a vila é alugando um carro e indo até o Parque Nacional Cabo Polônio. O trajeto é bem tranquilo e a paisagem é de encher os olhos. Da entrada do parque até o vilarejo o trajeto é feito numa curiosa jardineira. Balança um pouco, mas o passeio é bem divertido e dá para apreciar a natureza ao redor.

Cabo Polônio já possui pousadas bem simples e um ou outro restaurante, mas muita gente prefere ficar hospedado em La Paloma, cidade próxima da entrada do parque. Se você gosta de aventura e não se importa com uma hospedagem mais rústica, passar uma noite na vila, ao redor de uma fogueira e ouvindo as histórias dos locais, certamente será algo para colocar no seu currículo como viajante.

Outro ponto de destaque é o farol da vila. Para subir paga-se o valor simbólico de um dólar. Nem preciso dizer que a vista é soberba.

uruguai
Que lugar mais maravilhoso Foto: Pixabay

Colônia de Sacramento

Fundada em 1680, Colônia de Sacramento é a cidade histórica mais querida e bem preservada do Uruguai. Criada no tempo em que o país era parte do domínio português na América, Colônia é tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Não tem como não se apaixonar. A cidade respira história em suas ruas de pedra e seu clima sempre ameno. O passeio mais conhecido é saindo de barco de Buenos Aires, mas para quem está em Montevideo Colônia é bem fácil de chegar, ficando a apenas 170 quilômetros de distância da capital.

colonia no uruguai
Fiquei apaixonada por cada ruazinha Foto: Camila Castanheira

Há quem prefira fazer o famoso bate e volta, passando a manhã no vilarejo e retornando no final da tarde. Mas quem conhece Colônia apenas durante o dia perde todo o charme de passear por suas ruelas no meio da noite. Quando os lampiões de ascendem é que a cidade mostra seu verdadeiro encanto. Portanto, se puder, passe pelo menos uma noite em Colônia. Tenho que certeza que irá me agradecer depois.

O ponto mais visitado é a La calle de los suspiros, ou Rua dos suspiros, bem no centro da cidade. É nela que ficam diversas casas históricas e alguns restaurantes. A cidade possui ainda dois museus históricos de grande interesse: o Museu Português e o Museu Espanhol. Como o território uruguaio esteve em disputa entre Portugal e Espanha ao longo da história, vale a pena conhecer mais sobre o assunto visitando as exposições sobre o tema. Você pode conferir as programações e reservas no site Museos de Colonia.

No final não deixe de conhecer o farol da cidade. Na alta temporada costuma ter filas para subir, mas a vista é excelente.

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

3 Comments

Deixe seu comentário