fbpx
Família Medici e a Itália: Quem eram e o que fizeram?
Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!

Os Médici foram uma influente família de banqueiros, políticos e artistas da Itália durante o Renascimento. Eles foram responsáveis por financiar grandes artistas da época, como Michelangelo e Leonardo da Vinci. Como também por construir grandes obras de arte, como a Basílica de São Marcos. Hoje eu vou te explicar mais sobre a Família Medici e o que eles fizeram pela Itália e pelo mundo (na arte).

A Família Medici que dominou o renascimento

Foi no século XV que a família Medici de Florença fizeram sua fortuna bancária expandir. Não apenas isso, eles eram bem vistos pelo Papado. Aliás foram eles que financiaram boa parte dos artistas do renascimento daquela época. A família Medici governou Florença e depois a Toscana até 1737, com alguns intervalos ali no meio.

Além de muito empreendedores, o Medici amavam arte e eram importante mecenas ( pessoas que financiam, investem em arte). Obras de Michelangelo, Botticelli, Caravaccio, Donatello, Gozzoli e entre outros foram financiados e até mesmo encomendados pela família.

Afresco de Benozzo Gozzoli (1459) mostrando a família Medici chegando a Florença / Crédito: Wikimeida Commons

Uma curiosidade: A família Medici a priori nem era a mais rica, muito menos a mais influente na política. Eles eram burgueses. Eram até mesmo considerados as “zebras” daquele tempo. Através do banco da família, eles criaram ligações internacionais, forneciam empréstimos a famílias menos afortunadas – mas que tinham grande apreço pela população. Conseguindo assim cair nas graças das pessoas e ampliar sua fortuna.

A Nobreza, em geral, queria morrer com a acensão da família e ao longo da história houve muitos episódios de sabotagem por parte da nobreza e clero para tira-los do “poder”.

Família Médici em Florença

O maior legado da família Médici é a cultura que eles inspiraram na Itália durante o Renascimento. Eles foram grandes mecenas da arte e da cultura, e isso resultou em uma época de grande florescimento intelectual na Itália. Mas não somente na arte, eles também impactaram na política da Itália, já que governaram a Toscada e Florença.

Aliás Lorenzo de Medici é provavelmente o membro mais conhecido da família. Ele era um diplomata, político e patrono de estudiosos, artistas e poetas. Conhecido por sua contribuição para o mundo da arte, Lorenzo investiu em artistas como Botticelli e Michelangelo. Por sinal ao longo da sua vida a fase madura do Renascimento italiano acontecia, já na sua morte foi o momento do fim da Idade de Ouro de Florença. Curioso né?

Além dele outros Medici se destacam ao longo da história e acredite se quiser mas um dos Medici chegou ao Papado. Giovanni de Medici foi eleito Papa Leão X (1475-1521). Ele era filho de Lorenzo, o Magnífico e foi o primeiro papa da Casa Medici.

família Medici
Papa Leão X / Crédito: Wikimedia Commons

Itália com Arte: Grupo para a Itália

Aliás ao viajar para a Itália, é impossível não conhecer os Medici. Já que essa influente família de banqueiros, políticos e artistas da Itália durante o Renascimento deixou sua marca em diversas cidades do país. Durante nossa expedição em grupo pela Itália, eu te conto tudo o que eles fizeram de especial pela arte renascentista e barroca. Não perca essa oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!