fbpx
La Cité du vin, a cidade do vinho de Bordeaux
Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!

La Cité du vin, a cidade do vinho de Bordeaux

Bordeaux, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é uma cidade ao sudoeste da França considerada a segunda maior produtora de vinho do mundo.

Postado em Destinos, França Tags: , , , , ,
O paraíso para os amantes de vinho



Bordeaux, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é uma cidade ao sudoeste da França considerada a segunda maior produtora de vinho do mundo. Por isso, o local costuma receber muitos turistas que querem visitar os vinhedos e conhecer um pouco do processo de produção do famoso vinho francês.

Foi considerando essa característica regional que em 2009, encabeçado por Sylvie Cazes e Philippe Massol, os produtores de vinho da região se organizaram para dar os passos iniciais do projeto do que viria a ser La Cité du vin (A Cidade do vinho), um local focado na cultura e história do vinho, aulas e workshops para todos soubessem apreciar o sabor e a importância da bebida apreciada no mundo todo.
O projeto ganhou vida em junho de 2016 e o imenso museu interativo inaugurou com sucesso.

Estrutura da Cité du vin

Com um investimento de 81 milhões de euros, custeados em sua maioria por produtores de vinho e assistidos pelos governos da França (2%) e de Bordeaux (38%), o prédio de arquitetura moderna simula o movimento do vinho numa taça e abusa de vidros e curvas metálicas.

O projeto, assinado pelos arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, da XTU Architects, conta com uma área com mais de 13.000 m², decoração que lembram garrafas e decanters de vinho, 10 andares, um auditório para 250 pessoas para aulas e workshops e 20 salas temáticas que funcionam como uma espécie de museu interativo.

Nessas salas é contada a história do vinho no mundo desde os tempos bíblicos, junto de depoimentos de profissionais da área e filmes explicativos. Além disso, há exposições fixas e itinerantes, como a exposição “Vinho e Amor”, com projeções de Baco e Vênus que podem ser vistas enquanto você relaxa em sofás aveludados.

Mais do que prazer visual e enriquecimento cultural, o museu ainda conta com uma experiência olfativa em que o turista pode reconhecer os cheiros de elementos que possam estar presentes na bebida.

Ingresso, visita e adega da Cité du Vin

As visitas a Cité du vin garantem acesso ao acervo permanente e à adega, sempre contando com a ajuda de um guia em áudio em 8 línguas. As exposições itinerárias e os ateliês podem ser acrescidos com combinações diferentes de ingressos que variam o preço conforme a programação desejada.

Um ambiente simula um navio com diversos rótulos de vinho ao longo do mundo para dar impressão de que o turista é um desbravador do mundo da bebida. A adega conta com cerca de 800 diferentes rótulos de diversos países, sendo franceses cerca de 200, e o ingresso convencional dá direito à uma taça de vinho, com direito a escolha de rótulo, tudo isso com uma bela vista de 360 graus das belas paisagens de Bordeaux.

Os amantes de vinho podem adquirir seus ingressos no site da Cité du Vin e já agendar sua visita. Dessa forma é possível já programar com antecedência uma viagem para Bordeaux e conhecer seus vinhedos, como a região de Saint-Émilion, famosa por seus vinhos de alta qualidade.

Então prepare o passaporte, o seguro viagem, apure os sentidos e deguste da alta casta de vinhos mundiais com um maravilhoso cenário.

É irresistível!

Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!