02 lugares para entender sobre o Muro de Berlim

Para completar sua viagem á capital da Alemanha

berlim muro
Um dos pontos da cidade para ver o muro de Berlim

Muro de Berlim 

Estar diante do Muro de Berlim, é uma mistura de sentimentos que até hoje não consegui dar nome. Demora um pouco para “cair a ficha”, e entender, que você está literalmente de frente com a História e que tudo aconteceu outro dia, “ontem” praticamente, em 1989.

Em Berlim há dois lugares bem importantes para entender um pouco mais a história:

Museu Checkpoint Charlie

muro de berlim
Checkpoint Charlie

Este famoso museu conta toda a História do Muro e mostra, com objetos e documentos da época, como as pessoas faziam para tentar escapar de um lugar para o outro. O Checkpoint Charlie fica em uma das principais divisões entre Ocidente e Oriente. 

Memorial do Muro – Gedenkstatte Berliner Mauer

Gedenkstatte Berliner Mauer
Memorial do Muro

Apresenta depoimentos das pessoas que participaram deste período da História, vídeos de vários momentos importantes e uma linha do tempo detalhada de acontecimentos.

Na cidade existem vários lugares onde o Muro ainda esta em pé (como um museu a céu aberto), e em alguns pontos, o muro foi transformado em arte, com pinturas de artistas, como na famosa East Side Gallery.

Conhecer um pouco mais sobre este fato tão importante para o mundo (estudávamos na escola, lembra), com certeza faz repensar e entender muitas coisas sobre a humanidade. Quero voltar muitas e muitas vezes a este lugar tão importante!

muro de berlim
Outra divisão do muro no meio de Berlim

 

Veja outros pontos para visitar em Berlim 

RESERVE PELO BLOG

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

1 Comentários

Deixe seu comentário