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O que é persona e como criar uma para seu negócio
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O que é persona e como criar uma para seu negócio

O QUE É PERSONA?

A persona é um personagem que representa o cliente ideal de uma empresa. Todos os esforços e estratégias no marketing digital, são direcionados para este cliente que tem vida própria. Uma boa persona descreve com detalhes aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Ela tem uma rotina, sentimentos, desejos, objetivos, dificuldades, dores como uma pessoa no seu cotidiano.

Aqui no Acordei quero viajar, por exemplo, temos 5 personas e sempre e para desenvolvê-las fizemos muitas pesquisas.

Saber seu cliente ideal é a base de uma boa estratégia de marketing

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PERSONA E PÚBLICO ALVO

A principal diferença entre persona e público alvo é que a definição de público alvo é muito mais ampla e não fala sobre hábitos e características de uma pessoa específica.

Um público alvo não fornece informações, dados e insights suficientes para que uma boa estratégia de marketing digital seja criada a fundo. O público alvo é muitas vezes desenvolvido por dados mais amplos como geolocalização e idade, por exemplo. Já a persona tem todas as características de um ser humano, principalmente emoções e problemas. A persona é criada por meio de dados reais de clientes.

Essa nova maneira de ver o cliente ideal é extremamente importante para direcionar as ações de marketing digital da empresa, como criação de conteúdo, escolha das redes sociais e linguagem para abordar este cliente.

COMO CRIAR UMA PERSONA

Personas não devem ser criadas por meio de suposições e palpites que achamos que serão. Para que o produto ou serviço seja de qualidade é necessário a realização de pesquisas, entrevistas e coletas de informações junto aos clientes. Essas pesquisas podem ser feitas por meio das redes sociais com postagens diretas, stories, entrevistas, formulários, conversas, e-mails.

É importante você pensar na sua persona como uma pessoa de verdade, que irá ler seu conteúdo, interagir com a sua empresa e comprar o seu produto ou serviço. Crie uma historinha da vida da pessoa que realmente faça sentido.

Exemplo de persona do Acordei quero viajar

COMO CRIAR UMA PERSONA B2B

Quando falamos em B2B significa que os clientes são EMPRESAS. Neste momento sempre fica uma dúvida: então meu cliente tem que ser uma empresa?

A persona sempre será uma pessoa física, porque quem toma a decisão de negócios sempre será uma pessoa, porém, é necessário detalhar muito bem todas as caraterísticas da empresa que você gostaria de trabalhar.

No caso de negócios B2B, é importante entender quem é o responsável pelos negócios, a pessoa que tem o papel decisivo na hora da contratação e compra de um serviço ou produto. Pode ser o dono do negócio, o analista, o gerente, o diretor, uma equipe ou várias pessoas ao mesmo tempo. Tudo dependerá do tamanho da empresa e das características dela. Fique atento porque se for muitas pessoas você pode ter mais de uma persona para uma empresa.

De empresa para empresa

Em vendas B2B é necessário levar e consideração principalmente os DESAFIOS, NECESSIDADES E PROBLEMAS.

O que é uma persona? Meu cliente ideal

Na consultoria que eu, Camila, desenvolvo com meus clientes, a persona é uma das partes que tratamos mais a fundo e é a partir daqui que desenvolvemos todas as estratégias do negócio.

Saiba mais sobre a minha consultoria aqui!

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