O que fazer em Imbassaí, Bahia

O que fazer em Imbassaí
A praia de Imbassaí é perfeita para quem busca descanso Foto: Camila Castanheira

Localizado no litoral Norte da Bahia, no coração da chamada Rota dos Coqueiros, Imbassaí é um dos destinos mais promissores para quem quer descobrir um Brasil ainda intocado. Este pequeno vilarejo, possui cerca de 5 mil habitantes e se destaca pela calma e natureza exuberante. O que fazer em Imbassaí é fácil:

Circundado por praias magníficas Imbassaí reúne a beleza do oceano com o frescor das águas de rio. É em Imbassaí que a água doce dos estuários se encontram com o mar.

Como chegar e onde ficar

Imbassaí fica a menos de 90 quilômetros da capital Salvador e o trajeto é feito pela famosa Linha Verde, estrada que corta o litoral norte da Bahia. A rodovia é bem conservada e o trajeto pode ser realizado facilmente de carro ou de ônibus. Se a ideia for conhecer a região com calma, o melhor é alugar um carro e curtir a paisagem.

O que fazer em Imbassai
A rodovia de Salvador a Imbassaí é cheia de coqueiros Foto: Camila Castanheira

Apesar do clima selvagem e das praias preservadas, Imbassaí possui diversa oferta de hotéis, pousadas a alguns resorts de alto nível. Tudo dependerá do seu estilo e do seu bolso.

Há pousadas rústicas e charmosas como a Pousada Capitú. Ou, se você está buscando grande estrutura de lazer, atividades relaxantes e piscinas espaçosas a dica pode é o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa. Foi aqui que fiquei quando visitei a região e amei.

Veja como foi minha experiência aqui no resort.

grand palladium imbassai
Toda chic nos bangalôs do Grand Palladium Imbassaí . Foto: Camila Castanheira

O que fazer em Imbassaí

Praia de Imbassaí

A principal atração do vilarejo é a praia do Imbassaí. Com 6 quilômetros de extensão a praia é envolvida por diversas dunas de areia branca que separam o litoral do rio Imbassaí, que desemboca num estuário de mangue preservado. Aqui é possível tomar um banho de água doce e em seguida pular no mar. O acesso de carros é bastante restrito e isso garante a tranquilidade. Ao longo da praia ficam diversas barracas e bares da região, famosos pelos petiscos de frutos do mar e pelo acarajé, marca registrada da culinária baiana. 

Praia do Forte

A 20 minutos do centro de Imbassaí fica essa que é uma das praias mais famosas do litoral baiano. Centro do projeto de preservação das tartarugas marinhas, o projeto Tamar, a praia do Forte é famosa por suas piscinas naturais, recifes de corais e pelas lojas e restaurantes de seu charmoso centro comercial.

Nesta praia fica ainda o Instituto Baleia Jubarte, local de observação e estudo das baleias que migram para esta região.

Projeto Tamar
Foi emocionante conhecer o Projeto Tamar Foto: Camila Castanheira

Castelo Garcia D’Ávila

Ainda nos arredores da praia do Forte ficam as ruínas desta que é considerada a primeira grande edificação portuguesa em terras brasileiras. O forte (chamado hoje de castelo) foi erguido em 1551 e serviu de sede para uma grande propriedade em estilo feudal.

Castelo D'avila
Podemos subir no primeiro andar do castelo. a vista é linda Foto: Camila Castanheira

Praia de Santo Antônio

Distante apenas 11 minutos do centro de Imbassaí fica uma das praias mais procuradas pelos locais, a praia de Santo Antônio. Este vilarejo é ainda menor que Imbassaí, portanto não espere muitas opções de restaurantes ou pousadas. É ideal para quem quer desfrutar da natureza e caminhar pela areia deserta.

Cachoeira Dona Zilda

Distante cerca de 20 minutos da praia de Imbassaí fica essa deliciosa cachoeira, com um poço natural ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza. O acesso é dentro de uma propriedade privada, onde paga-se uma taxa com direito a estacionamento.

Lagoa Jauara

Com águas escuras, essa lagoa é cercada por dunas de areia branca. O acesso é fácil, menos de 20 minutos do centro de Imbassaí.

imbassai-bahia
O rio encontrando o mar e o pescador ! Foto: Camila Castanheira

Mangue Seco

Lembra de Tieta! Foi aqui, nesta praia maravilhosa que az novela foi gravada. Este vilarejo pertinho de Sergipe é o verdadeiro paraíso. Um pouco mais longe de Imbassai, um passeio de dia todo é o ideal. Mangue Seco é cheio de Dunas de cinema e muita calmaria. Aproveite enquanto este tesouro ainda não descoberto.

manguse seco
O paraíso na Bahia Foto: pixabay

Resumindo

Imbassaí começa a despontar como a vila queridinha dos viajantes, portanto, vale a pena conhecê-la antes que se torne cara demais. Este é o lugar ideal para quem gosta de contato com a natureza e clima acolhedor. Partiu Bahia?!

RESERVE PELO BLOG

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Camila Castanheira

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe um comentário :)