O que fazer em Lisboa?


Saiba o que fazer na capital portuguesa e tornar sua experiência mais completa



Lisboa é a capital de Portugal e uma das mais antigas cidades do mundo. Repleta de histórias e tradições, a cidade se modernizou sem deixar de lado a arquitetura e a memória de seu império. Hoje, a cidade possui atrações para os mais variados públicos. Saiba o que fazer em Lisboa e aproveite sua viagem ao máximo!

O que conhecer em Lisboa

Lisboa é uma cidade heterogênea. Nela, a tradição medieval se une a modernidade da capital e a tranquilidade do litoral. De pontos históricos a iniciativas modernas, o vídeo abaixo sintetiza as múltiplas Lisboas que podemos viver.

Acompanhe o nosso roteiro e escolha qual Lisboa quer viver, tenho certeza que por uma delas você irá se apaixonar!

Torre de Belém

Principal cartão-postal de Portugal, a Torre de Belém se encontra às margens do Rio Tejo e juntos compõem uma belíssima paisagem. Aos arredores do Jardim da Praça do Império, do Centro Cultural Belém e da famigerada Pastéis de Belém, a torre foi fundada em 1519. Sua arquitetura clássica é detalhada com os brasões e armas da família real e em 1983 tornou-se Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Endereço: Av. Brasília, 1400-038, Lisboa – Portugal

Mosteiro dos Jerónimos

Próximo à Torre de Belém, há ainda outro ponto turístico essencial de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos. Fundado em 1496 por Dom Manuel I, a construção levou quase um século para ser concluída. O mosteiro é um dos maiores símbolos da arquitetura manuelina portuguesa e foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1907. Lá se encontram os jazidos de D. Manuel I e descendentes e os túmulo de Camões e Fernando Pessoa.

Endereço: Praça do Império, 1400, Lisboa.

Castelo de São Jorge

Localizado em uma das colinas mais altas de Lisboa, na antiga cidadela medieval, este antigo forte foi construído pelos mouros (povos árabes do Norte da África) para sua defesa. Posteriormente foi invadido pelos cristãos, se tornou residência Real, prisão e fortaleza militar. Do alto do Castelo se tem uma das vistas mais lindas de Lisboa.

Endereço: Rua de Santa Cruz do Castelo, 1100-129 Lisboa, Portugal

Oceanário de Lisboa

O Ocenário de Lisboa é um complexo formado por uma aquário público e Instituto de pesquisa de oceanografia e biologia marinha. É o segundo maior da península ibérica, contando com 20 mil m², 30 aquários e 500 diferentes espécies de 8 mil organismos. Foi construído para a Exposição Internacional de 98, projetado por Peter Chermayeff, e expandido em 2011 com o Edifício do Mar, idealizado por Pedro Campos Costa.

Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº, 1990-005 Lisboa, Portugal

Casa Fernando Pessoa

A casa que hospedou Fernando Pessoa em seus últimos 15 anos de vida foi inaugurada em 1993 como uma casa de cultura, museu e acervo bibliográfico e de objetos pessoais. O espaço possui biblioteca, loja de souvenirs, quarto com cômoda original e representação fiel a disposição dos móveis, objetos e originais. Há também um espaço multimídia que preza pela poesia e pelos ares lúdicos chamado de Sonhatório, contando com acervo digitalizado e conteúdos interativos.

Endereço: Rua Coelho da Rocha, 16, Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Bairro do Chiado e Bairro Alto

O Bairro do Chiado é um espaço boêmio, repleto de bares, cafés e restaurantes, além de pontos históricos. É ali onde se concentram artistas, escritores e intelectuais. Berço da Livraria Bertrand, a livraria mais antiga em atividade, do Café à brasileira, que exibe a famosa estátua de Fernando Pessoa e do Museu São Roque.

O Bairro Alto é o melhor dos dois mundos: calmaria durante o dia, agito pela noite. As estreitas ruas, repletas de ladeiras e mirantes, são decoradas por coloridas casinhas seculares, que exibem roupas estendidas e o charme da arquitetura tradicional portuguesa.

Endereço: Chiado e Bairro Alto

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras

Um dos mais antigos reservatórios do mundo, construído entre 1746 e 1834, inicialmente projetado por Carlos Mardel e finalizado por Reinaldo Manuel dos Santos, o Mãe d’água das Amoreiras é depósito do Aqueduto das Águas Livres, construído para o fornecimento de água da capital. Possui uma cascada e arca d’água de mais de 7m de profundidade. Em seu interior, seu caráter sagrado assemelha-se a uma catedral. Seu teto de abóbadas de aresta serve de suporte para seu amplo terraço que oferece uma bela vista da cidade.

Endereço: Praça das Amoreiras 10, 1250-020 Lisboa, Portugal

Cabine de Leitura

Uma cabine de telefone inglesa tornou-se ponto de troca de livros com livre acesso ao público. Inaugurada em 2014 pela Fundação Portugal Telecom e a Associação de Comerciantes do Areeiro, a cabine surgiu da inspiração em um evento em Westbury-sub-Mendip, pequena cidade inglesa que, certo dia, acordou com suas cabines feitas mini-bibliotecas.

Endereço: Praça de Londres 10, 1000-167, Lisboa, Portugal

LX Factory

Em 2005, a Mainside Investments comprou um antigo espaço abandonado por empresas para um investimento imobiliário. Lá, mantiveram os 11 prédios originais, bem como estruturas e flora características do local. Reformaram e renovaram o visual do local que serviu de berço para modernas empresas de criatividade, publicidade, design, além de restaurantes, livrarias e lojas.

Os maiores destaques desse espaço urbano e alternativo são a livraria Ler Devagar, a oficina de coworking Village Underground, composta de containers e carcaças de ônibus, e a loja de artigos de decoração Bairro Arte, além das hamburguerias, adegas e cafés ali presentes.

Endereço: Rua Rodrigues de Faria 103, 1300-501, Lisboa – Portugal

Agora é só montar o seu roteiro e viver uma Lisboa ideal para você. Não esqueça de planejar sua viagem com antecedência e que Portugal é um dos países que exige o seguro viagem na Europa. Se preferir, utilize o nosso roteiro pronto.

E você? Qual é seu lugar preferido em Lisboa? Conhece o hotel Altis Belém? Não se esqueça que fazer viagens de trem pela Europa é a melhor forma de conhecer novos lugares!

Comente e compartilhe conosco as suas opiniões!

Até a próxima!

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

15 Comentários

  1. Muito bom e inspirador. Portugal é um convite para quem aprendeu a amar o Brasil e, por tal motivo, quer buscar no espírito português a gênese da nossa formação. Lisboa, por suas atrações, abre as portas do país onde, nas vielas da capital e nos pequenos vilarejos o carinho e a receptividade da gente do povo português vão poder nos dar elementos para um passeio por nossas próprios raízes. E depois, voltar ao Brasil, e sentir saudades de Portugal. Vinícius de Moraes, um dia, estando em Portugal, foi tomado pelo espírito português, e chorou saudades do Brasil. (https://www.youtube.com/watch?v=R3rgTe1tffs)
    Parabéns pela postagem. Muito bom. Em relação a trilha sonora, sugiro Mariza e Ana Moura. Em especial, “Gente da minha terra”, com a Mariza (com arranjos de Jacques Morelembaum)

  2. Boa noite!
    Por gentileza, tenho 20 dias viajar e gostaria de conhecer Portugal e Espanha.
    Vc pode me ajudar com um roteiro, chegando por onde??
    O que conhecer ..hospedar e qtos dias por lugar???

      1. Queria um roteiro pra conhecer Portugal. Irei em dezembro pra passar 20 dias. Quero conhecer o país inclusive a região dá famosa Serra dá Estrela.

        1. Oi Sonia ! Nós desenvolvemos roteiros personalizados! Se quiser podemos te enviar o questionário para vc rsponder e entramos em contato contigo!

        1. Ola Isabella tudo bem!
          Nao desenvolvo mais roteiros personalizados, apenas consultoria de viagem para ajudálos na tomada de decisao de destinos e serviços de viagem!

  3. Gostaria de receber o roteiro pra conhecer Portugal. Devo ficar no país por 20 dias em dezembro. Queria conhecer, inclusive o norte, a famosa Serra dá Estrela.

  4. Boa tarde
    Por gentileza, tenho 10 dias de férias em março de 2018 para conhecer Portugal e Espanha.
    Vc pode me ajudar com um roteiro, vou descer em Barcelona
    O que conhecer ..hospedar e qtos dias por lugar???

    1. Ola Kristiane tudo bem !

      Sugestao para 10 dias: 03 dias em Barcelona – 03 dias em Madri – 03 em lisboa -01 em Porto. Será bem corrido!

Deixe seu comentário