O que fazer em Salvador e arredores

Vem saber o que fazer em Salvador, a primeira capital do Brasil

O que fazer em Salvador - Senhor do Bonfim
A fita do Senhor do Bonfim é enrolada duas vezes no pulso e amarrada com três nós. A cada nó precede um pedido e que deve ser mantido em segredo até a fita se romper. 

O que fazer em SalvadorAh, Salvador! A primeira capital do Brasil, nascida em 29 de março de 1549, tem história e belezas que não acabam mais. Atualmente a capital baiana tem aproximadamente 2.900.000 habitantes, 693 km² entre cidade e faixas largas de areia. A cidade também é conhecida e reconhecida internacionalmente por sua cultura, gastronomia e arquitetura. Quem nunca ouviu falar do Olodum, dos Orixás e das maravilhosas baianas!?

Coisas para fazer e lugares para conhecer, não faltam. Mas como escolher onde ir, sem deixar passar o que tem de melhor? Vou te dar uma mãozinha!

O que fazer em Salvador - Centrinho na Praia do Forte
Centrinho na Praia do Forte – Arredores de Salvador Foto: Camila Castanheira

O que fazer em Salvador?

ARQUITETURA

Elevador Lacerda

Primeiro elevador do mundo a servir com transporte público, o elevador Lacerda liga a cidade alta à cidade baixa – além de ser um dos mais conhecidos cartões postais de Salvador.

Localizado na praça Tomé de Sousa na cidade alta, ele leva moradores e turistas à praça Cayru, símbolo do comércio na capital – local onde está situado o Mercado Modelo – em uma viagem rápida de aproximadamente 30 segundos em seus 72,5 metros de altura.

Estima-se que ele seja responsável por carregar 750 mil pessoas por mês, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O que fazer em Salvador - Elevador Lacerda
Uma vista mais que UAU do Elevador Lacerda – Cartão postal de Salvador

Pelourinho

Considerada como parada obrigatória por muitos, a visita ao Pelourinho, ou Pelô como é carinhosamente chamado, é um banho de história e cultura em cada subida e descida.

Culturalmente enriquecido com a residência de Jorge Amado e o Museu da Gastronomia Baiana, o Pelourinho abarca ainda sedes de projetos culturais e cantinhos históricos que dizem muito sobre nosso país.

Diferentes cores e cheiros permeiam suas ruas, guiando o passeio por lojinhas de artesanato baiano e restaurantes. Vale a pena conferir!

O que fazer em Salvador - Pelourinho
As ruas históricas do Pelourinho Foto: Pixabay

Igreja Senhor do Bonfim

Local com veias histórias e culturais latentes, a igreja construída em 1772 tem arquitetura no estilo neoclássico e toques do estilo rococó, com belos azulejos ao estilo das igrejinhas portuguesas dos séculos 18 e 19.

Visitada pelo Papa João Paulo II na década de 90, o local é a representação da fé baiana.

PRAIAS

Itapuã

Menina dos olhos de Vinicius de Moraes, a praia de Itapuã vai além da paisagem paradisíaca, areia branquinha e mar calmo.

Tem uma rica infraestrutura com quiosques e bares, e vale-se de um dos melhores e mais famosos acarajés da cidade: o da Cira, indicado e vencedor de vários prêmios gastronômicos graças ao capricho do prato típico. Se alguém me perguntasse o que fazer em Salvador, seguramente não deixe de visitar a praia de Itapuã.

O que fazer em Salvador - Itapuã
A linda praia de Itaipuã Foto: Pixabay

Stella Maris

Essa praia fica em um bairro nobre de Salvador e é ideal para quem prefere um lugar mais intimista, sem precisar ir muito longe. Água clara com temperatura amena, oferece sossego e momentos relaxantes nas piscinas naturais que se formam entre os corais.

Conhecida pela prática do surfe, Stella Maris também dispõe de barracas ao longo da orla, conhecidas por organizarem festas badaladas no local.

Arredores de Salvador 

Praia do Forte e Imbassaí

Localizada em Mata de São João, na Grande Salvador, a região da Praia do Forte fica e Imbassaí ficam a 80km da capital e conta com verdadeiros cenários paradisíacos. Parte do caminho que fazemos para chegar lá é feito pela linha verde, uma região com inúmeros coqueiros beirando as praias e rodovias de tirar o folego!

O que fazer em Salvador - Grand Palladium Imbassaí
Praia deserta em Imbassaí

Se você está hospedado em Salvador, tire pelo menos um dia para conhecer a região, vale muiiiitttooooo a pena! A Praia do Forte possui uma das sedes do Projeto Tamar na Bahia e uma tarde conhecendo este projeto é uma experiência inesquecível.  O centrinho da vila também é um charme por si só, cheio de lojinhas e restaurantes. Outro lugar bem legal pra conhecer na região Castelo Garcia D”avila, que foi a primeira edificação de Portugal no Brasil. Estes passeios todos na Praia do Forte, eu fiz com a TCH Receptivo

Agora se você está planejando ficar hospedado na região, eu mega indico o resort all inclusive Grand Palladium Imbassaí. O resort  é simplesmente espetacular, está localizado há apenas 12 km do centrinho da Praia do Forte e tem uma das melhores avaliações no Brasil entre os resorts all inclusive de luxo.  Indico tanto para famílias com crianças, grupo de amigos e casais apaixonados que buscam agito e tranquilidade em um lugar só. 

O que fazer em Salvador - Grand Palladium Imbassaí Resort
Estrutura central do resort Foto: Camila Castanheira
O que fazer em Salvador - Imabassaí Praia
Estrutura de praia do resort Foto: Camila Castanheira

VEJA MAIS: COTE O SEGURO VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

GASTRONOMIA 

Essa é uma das partes mais gostosas de se visitar a Bahia, comer, comer e comer! Experimente algo com graviola, cajá, tapiocas, moqueca, acarajé (amooooo) e as cocadas. Só de lembrar da água na boca! Separei também alguns restaurantes tradicionais e bem típicos da cidade!

Restaurante Kimukeka

Este é um restaurante que merece ser conhecido, já que tem em seu cardápio uma das moquecas mais famosas de Salvador, além de vários outros pratos como acarajé, casquinha de siri e uma cocadinha para finalizar.

Casa Lisboa

Se o que você o que fazer em Salvador em termos de comida sofisticada e diretamente da terra de nossos colonizadores, este restaurante merece destaque.

Bacalhau divino e vinho branco gelado servem os clientes em um ambiente tranquilo e acolhedor, com bom atendimento e variedades da gastronomia portuguesa.

A Cubana Sorvetes

Localizada no Pelourinho, A Cubana é uma sorveteria tradicional da capital baiana e possui um cardápio delicioso e variado de sorvetes.

Da tapioca às frutas típicas do nordeste – graviola, cajá, cajú, acelora e muitas outras, impossível não achar um sabor para chamar de seu.

O que fazer em Salvador - Acarajé
Impossível resistir ao Acarejé! Amo muito! Foto: Pixabay

VEJA TAMBÉM: VIAGEM COM AMIGOS 

Prepare sua mala e corra para a Bahia!

Deu pra perceber que Salvador e seus arredores apresentam inúmeras coisas para fazer, lugares para conhecer, comidas para comer… Programação é o que não vai faltar!

Diante dessas dicas, trace os destinos que mais combinarem com os seus gostos e aproveite a grandiosidade da cidade e conheça de tudo um pouco. Com muito para oferecer em história, beleza natural e arquitetônica, com certeza essa será uma viagem inesquecível e cheia de boas lembranças!

Se você tiver alguma sugestão sobre o que fazer em Salvador e lugares para conhecer, deixe nos comentários e conte do que mais gostou por lá, vou adorar saber!

Até mais!

RESERVE PELO BLOG

 

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe seu comentário

Um pensamento em “O que fazer em Salvador e arredores”