Os maiores festivais de música do Brasil

Festival de musica
Festivais de música são pura adrenalina

Não, o Brasil não tem Woodstock nem Sasquatch Festival. Mas isso não quer dizer que o nosso país não tem bons festivais de música. Na verdade, festival é o que não falta!

Alguns deles já são conhecidos pelos brasileiros que, aflitos pela programação, guardam dinheiro durante o ano todo para garantir seu lugar nos shows. Eu sou uma delas,rs! 

Então se você estiver a fim de fazer aquela viagem e aproveitar os diferentes shows em diferentes estados, confira agora os maiores festivais ao longo do Brasil.

Rock’n’Rio – Rio de Janeiro

Rock in Rio
Rock In RIo é um dos mais disputados


O festival surgiu em 1985 em Jacarepaguá e grandes nomes como AC/DC, Rod Stewart, Iron Maiden, Ozzy Osborne e Queen, banda que ficou maravilhada com a recepção calorosa dos brasileiros.

Apesar de seu nome sugerir se limitar apenas ao rock, nomes como Gilberto Gil e Elba Ramalho surgiram para mostrar que o festival privilegia a diversidade. O festival fez tanto sucesso que, em 2004, a edição foi realizada em Lisboa.

Anos mais tarde chegou a alcançar Madri e até mesmo Las Vegas. Só em 2011 voltou ao Brasil e desde então é um dos maiores festivais do país.

Lollapalooza – São Paulo

Importado dos Estados Unidos, o Lollapalooza nasceu como uma turnê de despedida da banda Jane’s Addiction, em 1991, organizada pelo líder da banda, Perry Farrell, que fez questão de convidar grupos amigos para as festas de adeus.

O festival deixou de acontecer entre 1997 e 2003 e apenas em 2005 plantou raízes em um lugar fixo, no Grant Park em Chicago. Em 2011 o festival chegou ao Chile e no ano seguinte chegou ao Brasil, trazendo nomes como Pearl Jam e Queens of the Stone Age.

No Ar Coquetel Molotov – Recife

festival de musica
Outro festicvl imperdível

Um festival que ocorria dentro de um teatro e trazia bandas desconhecidas chegou a trazer dúvidas quanto ao seu sucesso para os críticos de música de Recife. Mas foi assim que surgiu, em 2004, com a banda Teenage Fanclub como uma das principais atrações, o que viria a ser um dos mais importantes festivais nacionais.

Com o tempo, o festival se expandiu tanto que hoje já não se limita à shows e tem toda uma agenda de filmes, discussões e demais atividades culturais paralelas. Por lá passaram Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Dinosaur Jr e Racionais Mc’s.

Ainda assim, as desconhecidas bandas suecas e francesas não deixaram de aparecer no line-up do festival, afinal trazer bandas desconhecidas foi a fórmula de sucesso do festival.

Se rasgum – Pará

As origens do festival são muito anteriores ao primeiro festival propriamente dito. Começou com uma festa pequena, para no máximo 100 pessoas, no Café Taverna. Com banda convidada, a única pretensão era criar um espaço onde fosse possível beber e curtir um som.

Com o cenário musical de Belém fervilhando, o que não faltou foi banda local para se apresentar nessas festas que começaram a lotar a cada vez mais. Assim, em 2006, com a ajuda de um projeto de lei de incentivo paraense, o Festival ganhou vida com bandas nacionais e internacionais.

Por lá já passaram Novos Baianos, Céu, Myles Sanko e Mac DeMarco e o cenário local se fortaleceu e se divulgou muito graças ao Festival.

Meca Festival – Porto Alegre/Itinerante


O festival teve seus inícios em Maquiné, no litoral sul do Brasil, mas hoje ele se espalhou pelo Brasil passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brumadinho.

Por trazer grandes nomes como Vampire Weekend e Two Door Cinema Club, o festival ficou conhecido por toda a América Latina. O festival se propõe a ser “a maior menor plataforma do mundo” e não se limita aos shows e investe em inovação e conhecimento (MECAConference), em esportes e jogos (MECAGames) e em moda e design (MECAWeek).

Agora é só preparar os tênis, as camisetas de bandas e o seguro viagem pra rodar o Brasil ouvindo boa música e conhecendo diversas culturas e paisagens. Música é vida, movimento, e por aqui temos de sobra!

Boa viagem com muita música pra você!

RESERVE PELO BLOG

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe seu comentário