fbpx

As belezas do Parque Nacional de Yosemite na Califórnia

Yosemite
parque nacional de yosemite
A natureza na sua melhor forma!

Com uma área superior a 3.000 km², o Parque Nacional de Yosemite, em Serra Nevada, na Califórnia, é um cenário encantador.
Fauna diversificada, florestas de sequoias gigantes e imensas montanhas rochosas que permanecem de pé há 10 milhões de anos compõem um vale de paredes de granito alvo de muitos turistas.

O que visitar no Parque Nacional de Yosemite

Fundado em 1890 e tornado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1984, o parque atrai gente do mundo inteiro por sua diversidade. Alpinistas e aventureiros são desafiados por suas montanhas, os menos ousados, como eu, aproveitam as árvores e lagos para fazer piqueniques e curtir a família.

Glacier Point

O destino mais conhecido e procurado pelos mais de 4 milhões de visitantes anuais, Glacier Point é um mirante de 2,2 mil metros de altura que propicia uma bela visão do parque e de seu pôr do sol.
De lá, dá pra ver as principais cachoeiras e o Half Dome, um grande paredão de granito que dá aos visitantes a sensação de um mundo de gigantes. O local ainda conta com lanchonete, lojas e um museu que data de 1924.

Glacier Point yosemite
O ponto mais disputado de todo o parque!

Veja também: O que fazer em San Francisco

Yosemite, Sentinel e Ribbon Fall

Três das vinte maiores cachoeiras do mundo estão no Parque Nacional de Yosemite. A cachoeira que leva o nome da região, Yosemite Fall, é a maior cachoeira da América do Norte, contando com 739 metros de altura. Sentinel Fall e Ribbon Fall possuem, respectivamente, 585 e 491 metros de altura.

Half Dome

A imponente formação rochosa de 1,5 mil metros de altura é alvo de muitos aventureiros que desejam, além de uma escalada íngreme que desperta muita adrenalina, ter uma visão única de toda a paisagem do parque e seus arredores. Para escalar o Half Dome e seu grande paredão de granito é preciso, antes, solicitar uma permissão online.

Parque nacional de Yosemite
Que lugar mais lindo

Mirror Lake

Assim como o nome indica, o mirror lake é um espelho natural composto de uma água cristalina. No inverno, há chances de o lago congelar e se tornar, concretamente, um espelho. Entre agosto e novembro, no entanto, o lago costumar secar. Se pretende visitar esse espelho natural, fuja dessas datas.

Yosemite
AS águas deste lago são impressionantes

As sequoias gigantes de Mariposa Grove

Além de imensas e belas, as sequoias carregam séculos de histórias em seus troncos. Mariposa Grove, parada obrigatória, é conhecida pela extensa floresta de sequoias que dão a impressão de estarmos na Terra Média de J. R. R. Tolkien.
Infelizmente, o parque está fechado para reforma até 2017. O pessoal do Jovem Nerd esteve por lá e gravou um vídeo contando mais sobre o parque.

Com o fechamento temporário de Mariposa, outras duas groves ganharam destaque e começam a ser visitadas: Tuolumne Grove e Merced Groves, menores, também são ricas em sequoias e não deixam nada a desejar.

Dicas

Para chegar a Mariposa, Tuolumne e Merced Groves é preciso percorrer alguns quilômetros – sendo Mariposa Grove a mais distante de todas. Consulte o site oficial do parque, pesquise atrações e meios de transporte e trace um roteiro antecipadamente para aproveitar as atrações de Yosemite e suas groves. O mapa abaixo ilustra a distância dos pontos mencionados.

A região é berço dos ursos negros americanos. Cerca de 15 mil habitam por lá. Embora casos de ataque sejam raros, medidas de segurança devem ser tomadas. Por isso, guardar comida em carros e barracas é proibido. Deve-se estocar alimentos em armários externos às barracas, já que é o cheiro do alimento que atrai os ursos.

Se pretende acampar em sua viagem, agende com antecedência, pois a área de camping é limitada. Saiba também que pode não haver água potável, chuveiro e sanitário em todos os campings. Ou seja, se você é menos aventureiro fique em um hotel.

Independente da estação do ano, em Yosemite é sempre muito frio à noite. Previna-se levando cobertas e aquecedores portáteis. Fará toda a diferença!

Conheça outros parques na Califórnia

RESERVE PELO BLOG

Caroline Castanheira

Caroline Castanheira é paulista, nutricionista Pós-graduada e há três anos foi realizar um sonho em morar fora do país. Vivendo na Califórnia, se tornou uma aventureira e é movida pela sensação incrível de estar em meio a natureza desbravando novas paisagens de norte a sul do estado. Além de ser apaixonada por Gastronomia e explorar as delícias que cada lugar possa oferecer.

Deixe um comentário :)