Parques da Califórnia : Point Lobos


Conheça um dos parques mais fantásticos da Califórnia

Em algum lugar no meio da reserva! Foto: Camila Castanheira

Parques da Califórnia! Considerada “A Joia da Coroa” dos 280 parques estatuais da Califórnia, o Point Lobos State Natural Reserve é um reserva ecológica de tirar o fôlego. Localizado na costa central do estado, no condado de Monterey, a reserva fica a cinco quilômetros ao sul de Carmel, na Califórnia 1 (rodovia) e é uma das atrações mais encantadoras de toda a região.

Para vocês terem uma ideia da preciosidade deste lugar, o Point Lobos tem o maior nível de proteção ambiental do governo entre todas as reservas do Estado da Califórnia. O passeio é ideal para quem adora fazer trilhas, piqueniques, mergulho com cilindro, e também para aqueles que querem somente contemplar e admirar a natureza e o imponente pacífico. 

Parques da Califórnia: Point Lobo 

Na Reserva existem comunidades de plantas raríssimas, sítios arqueológicos ameaçados de extinção, formações geológicas únicas, uma fauna e flora imensamente rica, tanto na terra como no mar. 
Os mamíferos marinhos estão entre uma das grandes atrações. Lontras do mar, focas e leões marinhos fazem deste parque sua residência. A gente corre um sério risco, delicioso eu diria, de estar fazendo uma trilha e de repente avistar, no mar, baleias e golfinhos passando pela região em busca de alimento. 
Um dos pontos mais lindos do parque Foto: Caroline Castanheira

Mergulho

O Point Lobos também recebe muitos pintores e fotógrafos querendo registrar os espetáculos da natureza. A reserva também é queridinha pelos mergulhadores, há uma área chamada de Offshore que é considerada um dos habitates submarinos mais ricos da Califórnia. Imagine que há uma floresta de algas com 70 pés de profundidade. Um mundo paralelo de cores e animais.
Mas não pense que é só chegar por lá e querer mergulhar. Existem muitas regras. A pratica  é permitida somente para mergulhadores certificados e além de passar por provas de certificação. Se você atende estes quesitos, é importante reservar a experiência com bastante antecedência e comprovar todos as exigências. 
 Agora não fique triste caso não seja um mergulhador, há a oportunidade de fazer snorkel (com regras também). Agora caso não queira entrar no mar, a natureza de Point Lobos sempre trás surpresas. Dependendo da maré, se baixa, é possível encontrar piscinas naturais cheias de vida marinha. O melhor lugar para  observar é West Beach, que se localiza entre os estacionamentos do Sea Lion Point e Bird Island ao longo da South Shore Road e Trail. Uma dica importante e sustentável é sempre que encontrar animais, conchas ou pedras deve deixá-los no mesmo local que as encontrou. Não mexa! É uma reserva natural preservada e quem está entrando no território deles somos nós. 
Mergulho ou snorket é possível, mas é cheio de regras Foto: Caroline Castanheira

Trilhas 

Partindo para aventura, uma das trilhas tradicionais de Point Lobos é Cypress Grove Trail, é bem curta com cerca de 1.3 Km, mas a beleza é tão nobre que te faz sentir em uma floresta encantada. Ainda lembro da sensação que senti quando conheci, as árvores altas que fecham a visão do céu, entrando somente raios de luz, a vegetação ferrugem que envolve algumas arvores, vegetações mais baixas de diferentes cores, flores pelo caminho, e de presente, bem do meu ladinho, entre as árvores, uma vista arrebatadora do oceano com diferentes tons de azul. 
Uma dica é levar um binóculo. No caminho da trilha, a natureza se transforma grandemente e há a possibilidade de você assistir a um “teatro dançante” de bichinhos lindos no mar e entre as árvores. Para quem gosta de surpresas, é possível estar nesta trilha e se deparar com veadinhos pelo caminho. São tão lindinhos e remete estar no filme do Bambi rsrsrsrs. Quem nunca assistiu.
Após esta trilha, siga para o lado oposto da Cypress Grove Trail. Ao lado do estacionamento você encontrará a Lion Point Trail e Sand Hill Trail, duas trilhas com cerca de 0.8 km a percorrer.  Elas são grudadas e não dá para perceber onde uma começa e termina.
As paisagens continuam de tirar o fôlego mas a vegetação já é beeeeem diferente da primeira trila a Cypress Grove Trail. Há alguns penhascos neste trecho que são majestosos, além de ter uma visão privilegiada do mar e poder sentir todo o vento do Pacífico. Leve um casaquinho mesmo que seja verão! Todas estas trilhas são muito bem sinalizadas por placas e protegidas por cercas indicando até onde você poderá ir.
Antes de entrar na trilha
Finalizando as trilhas, recomendo pegar o carro e ir em direção contrária da reserva, assim chegará mais próximo ao nível do mar. Caso tenha um dia todo para explorar a reserva, existe a possibilidade de fazer esse percurso via trilha à beira Mar, são cerca de 1.3 Km. A sequência de pontos turísticos são Sand Hill Cove, The Slot, Weston Beach e Hidden Beach. Todos esses pontos contam com estacionamento, apesar de bem limitadas as vagas. Vale a pena ir parando, e admirando as paisagens. 
Depois de Hidden Beach a rota de carro termina em um estacionamento. Neste ponto de acesso há uma outra trilha que na minha opinião é a mais incrível, a Bird Island Trail, com cerca de 1.3 Km. O caminho parece uma verdadeira obra de arte. A sequência de pontos são China Cove, que para mim é a paisagem mais linda desta trilha, Gibson Beach com águas cristalinas, Pelican Point e Bird Island que é a casa das aves marinhas da Reserva. Importante ressaltar que há acesso para cadeirantes nesta trilha. 

Museu

Para quem curte visitar museus, a Reserva conta com um Museu de História Cultural, apesar de pequeno é muito interessante. O prédio é uma pequena cabana, construída na época por pescadores chineses. O acesso é por uma rota de carro para Whalers Cove. 

Passeios guiados no Point Lobos 

A reserva conta com um estrutura também de guias. Caso se interesse, os passeios são gratuitos, oferecidos diariamente e pode você conferir a programação de cada mês pelo site da reserva. Tours privados também são oferecidos, mas é necessário uma solicitação por escrito com antecedência.
Existe também vários programas educativos  para crianças e adolescentes e muitas atividades extras e diferentes durante o verão. 
As trilhas são relativamente fáceis de fazer sozinho, mas há passeios guiados caso você prefira Foto: Camila Castanheira

Quando visitar o Parque 

Na Califórnia os ventos são recorrentes durante todo o ano  e especificamente nesta região há um nevoeiro quase que frequente. De julho a setembro, no verão, os nevoeiros são moderados e o clima agradável. No outono, outubro costuma ter o clima agradável e o céu limpo. Já os outros meses, novembro e dezembro é bem parecido com o inverno, há chuvas ocasionais, frio e o vento é bem forte. 

O que não pode 

Como um viajante de  consciência, sabendo que é uma reserva, existem regras e regulamentos a seguir, tanto para sua segurança, quanto para proteção da fauna e flora que habitam por lá: 
•Não é permitido cachorros;
•Proibido bicicleta em todas as trilhas;
•Não coletar conchas, rochas, madeira, plantas, animais, tudo protegido por lei;
•Proibido fumar, por riscos de incêndio;
•Proibido acampar;
•Todos devem sair da reserva no seu horário de fechamento; 
•Proibido a utilização de drones; 
•Proibido chegar a 50 pés de mamíferos marinhos.
Que lugar magnifico Foto; Caroline Castanheira

Quem ama aventuras junto a natureza não pode deixar de visitar o Point Lobos. Todo este cuidado que mostrei para vocês não á toa. Este lugar com certeza é um diamante na Terra com muita riqueza de espécies. Vamos conhecê-lo com muita responsabilidade! 

Se for estender a viagem até San Francisco. veja nossas sugestões de passeios. E se quiser conhecer outro paraíso natural, bem pertinho de Carmel, visite DavenPort.

Caroline Castanheira é paulista, nutricionista Pós-graduada e há três anos foi realizar um sonho em morar fora do país. Vivendo na Califórnia, se tornou uma aventureira e é movida pela sensação incrível de estar em meio a natureza desbravando novas paisagens de norte a sul do estado. Além de
ser apaixonada por Gastronomia e explorar as delícias que cada lugar possa oferecer.

Deixe seu comentário