fbpx
Siena, Itália: O que ver e fazer
Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!

Siena, na Toscana, é uma cidade lindíssima medieval que atrai milhares de turistas todos os anos. A cidade é conhecida pelo seu patrimônio histórico e cultural, além de ser um importante destino turístico na Itália.

Por mais pequena que ela possa ser, Siena tem muitas influências artísticas diferentes, uma das que mais me impressionaram foi a influência renascentista. Suas ruas empedradas e seus inúmeros museus e galerias farão com que você queira ficar muito mais tempo nessa cidade da região da Toscana.

Confira nesse post dicas de o que fazer, o que comer e onde ficar em Siena na Itália.

Quando ir a Siena, Itália?

Estamos falando da Toscana e eu não poderia deixar de dizer que qualquer época do ano por ali é incrível. Seja no verão ou no inverno, você sempre terá muitas coisas para fazer. Mas sim, tem que lembrar que no inverno e no outono o frio é intenso.

Já na época do verão você terá uma das melhores épocas, porém uma das épocas muito cheias na cidade. Já que no alto do verão (Junho e Julho principalmente) são as épocas onde os europeus viajam. Com isso os valores tanto de hospedagem, quanto a quantidade de pessoas nos locais, aumenta exponencialmente.

Pra mim a melhor época é em outubro. Não atoa que criei meu grupo exclusivo de apenas 6 pessoas para a Itália em outubro. Confira aqui como é o grupo de viagem Itália com arte.

Caso você vá no inverno para Siena, saiba que no inverno chove bastante. Então será necessário que você tenha uma maior mobilidade dentro do seu roteiro, para que você possa escolher ficar em locais fechados ao invés de pegando chuva.

Como ir para Siena de Florença?

Você provavelmente encontrará pela internet várias opções de como ir. Mas eu fui agora em 2022 e escolhi a opção de ônibus. Foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. De ônibus você desembarca bem na praça principal de Siena. Enquanto que de trem você irá parar aos pés da cidade e terá que subir um percurso até bem longo.

Se você me perguntar “Qual a melhor opção, Camila?” eu vou te responder sem pensar duas vezes que é o ônibus.

O que fazer em Siena, Itália?

Vamos a lista de atrações que você precisa conhecer em Siena? Lembrando que eu recomendo muito que você conheça cada um desses lugares. Aliás para te ajudar a programar essa sua viagem, assista o nosso vídeo pela cidade. Você verá cada uma dessas atrações que citei e muito mais:

Piazza del Campo

Siena é dividida em três colinas, eu comecei o meu roteiro por uma delas: Piazza del Campo. Essa é a principal praça da cidade. E ela é sem sombra de dúvida uma das maiores praças que eu já vi na Itália.

Você verá muitos bares, restaurantes, cafés e uma infinidade de lojas por ali. Aliás é bem nessa praça onde ocorre o Palio di Siena, que é um festival anual em homenagem a Nossa Senhora da Assunção. Por incrível que pareça é ali que ocorre uma corrida de cavalos, onde o cavalo que der a volta na praça mais rápida ganha. A festa ocorre de 2 de julho e 16 de agosto.

A corrida acontece da seguinte forma: 17 cavalos, representando os 17 bairros de Siena, competem em uma corrida no entorno da Piazza. Aliás cada bairro tem uma bandeira diferente e a briga é grande mesmo pelo prêmio de ganhador.

Palazzo Pubblico

Esse prédio fica bem na Piazza del Campo, então será super fácil de você conhecer. Só para você ter uma ideia, esse palácio tem 800 anos de história. E foi aqui onde funcionava a sede do governo da cidade. Lá dentro é bem bonito e vale a pena ficar um tempo por ali.

Fonte Gaia em frente ao Palazzo Pubblico

Ao sair do Palazzo Pubblico caminhe até a Fonte Gaia. Ela fica bem em frente e é magnífica. O seu significado é bem interessante, já que a mesma fica na Praça principal e consequentemente tem como significado a prosperidade. Eles entendiam que ao ter uma fonte tão pomposa assim logo ao meio, demonstrava que a cidade seria prospera.

Caminhe pelas ruas de Siena

Eu sou a favor de se perder entre as ruas ali. Cada cantinho novo é incrível e você vai se apaixonar por cada rua. Tem desde pratos todos desenhados nas paredes, a paredes bem antigas e medievais. Caminhe por ali, coloque seu tênis para funcionar e aproveite para caminhar bastante nessa cidade incrível.

Duomo di Siena

Depois de caminhar bastante você provavelmente chegará na Piazza Duomo di Siena. A fachada dessa catedral é impressionante. Aliás essa é uma das Catedrais românicas e góticas mais ilustres de toda a Itália. Alguns historiadores afirmam que a Catedral substituiu uma Igreja anterior que era dedicada a Virgem Maria. Como também um local, que anteriormente fora um templo que serviu de culto a Deusa Minerva.

Aliás eu achei a fachada do Duomo lindíssima!

Ao entrar no Duomo repare no chão de mármore que chama muito atenção. Mas não fique apenas de olho no chão, repare também nas obras de grandes pintores italianos, como: Bernini, Rafael, Donatello e outros.

A liturgia dentro da Catedral é de arrepiar. Vale muito a pena entrar e conferir. Por sinal, lembre que é necessário cobrir as pernas e os braços. Caso você queira entrar na Catedral e esteja com os braços os ombros a mostra, pegue um dos lenços que eles disponibilizam de graça.

Santa Maria della Scala

Antigo hospital, atualmente é um centro de arte riquíssimo que super indico para quem ama obras do renascimento, principalmente. O destaque fica para o Tesouro de Santa Maria della Scala, que são as relíquias em ouro e prata, além de pedras preciosas, compradas por um comerciante fiorentino em uma capela de Constantinopla. 

A história de Siena, Itália

Enquanto você caminha pela cidade vai se deparando com um pouco mais sobre a sua história, não atoa que você irá encontrar várias lobas como estatua. Diz a lenda que Siena foi fundada pelo filho de Remo, Sieno (sabe a lenda do Remo e Rômulo que fundaram Roma? eles mesmo!). Diz a lenda que quando Rômulo matou Remo, os filhos de Remo fugiram de Roma e se abrigaram nessa região. Tendo eles também sido alimentos por uma loba.

Aliás esse é o piso de marmore do Duomo di Siena

Colocando a lenda de lado, você descobrirá que Siena começou como uma colônia militar na época do Imperador Augusto. Mas foi apenas no século X, que a região de Siena começou a ter grande importância tanto política, econômica e artística.

Por conta da sua localização e facilidade de acesso a França e Roma, Siena era um local que tinha tudo para se desenvolver muito. Não atoa que a cidade já rivalizou com sua vizinha Florença, para ter a hegemonia da região da Toscana.

E aliás já foi quase toda devastada por conta da peste negra. Por conta disso a sua vizinha Florença se desenvolveu mais. Aliás, atualmente a cidade tem aproximadamente 50 a 53mil habitantes.

Siena é repleta de história e vale cada caminhada possível pela região. Eu te recomendo caminhar bastante entre as ruas e entender um pouco mais da história de cada um dos lugares. Acredite, você vai se surpreender!

Grupos de viagem para a Itália

Se você adora arte, historia e cultura, participe dos nossos grupos de viagem ITÁLIA COM ARTE. As expedições são realizadas todos os anos em pequenos grupos entre 6 e 8 pessoas e o foco é contemplar o maravilhosos acervo histórico, berço da civilização junto com guias especialistas. Saiba mais sobre nossos grupos de viagem para a Itália e viaje conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique Mais Perto.
ACOMPANHE!