Teatros em Londres: West End

Teatro em Londres
West End é puro movimento

West End é considerada a maior e uma das mais importantes áreas de teatros do mundo. Com mais de 40 teatros e casas de espetáculo, esta região é com certeza um dos melhores pontos turísticos da capital inglesa, área de encontro de pessoas do mundo inteiro e lugar preferido dos amantes das artes. Teatros em Londres é o que não faltam e nenhuma viagem a capital da Inglaterra estará completa sem um passeio por West End.

Para te animar e estimular a embarcar para Londres e consequentemente West End, preparei este artigo com o que há de melhor na região!

Teatros em Londres
Charmosas ruas nos arredores de West End Foto: Camila Castanheira

Veja onde se hospedar em Londres

Um pouco sobre a história de West End

A região de West End é a Broadway londrina. Os ingleses não gostam da comparação com Nova York e preferem chamar a região dos teatros de “Theatreland”.

O nome “West End” (Ponta Oeste) se tornou popular na Era Vitoriana, quando era usado para representar os bairros mais elegantes que ficavam a oeste da famosa Charing Cross. Hoje West End se tornou mais que um bairro, mas um conceito de entretenimento de qualidade.

A tradição teatral da região remonta aos tempos de Shakespeare. Durante muito tempo as peças eram encenadas na rua e em espaços públicos, mas 1576 o ator e produtor James Burbage construiu em West End o lendário The Theatre, considerado o primeiro teatro inglês. William Shakespeare e Christopher Marlowe iniciaram sua carreira por lá.

Este teatro, hoje totalmente perdido, foi o protótipo para a criação do famoso Globe Theatrer, em Southbank, casa que encenou as primeiras versões de clássicos como Hamlet, Macbeth e Othelo.

Ballet em Londres
No English Nacional Balle Assistindo Black Swan Foto: Camila Castanheira

Teatros em Londres

Principais teatros e espetáculos de West End

A chamada Theatreland fica numa área entre as ruas Oxford Street, Regent’s Street e a zona de Covent Garden. Mas há outras casas de espetáculo no entorno, como o Globe Theatre, do outro lado do Tâmisa.

Quando falamos de West End falamos basicamente de espetáculos e shows que ficam próximos a estas ruas e bairros. Para conhecer a região você terá que conferir a agenda de peças e show em cartaz. Algumas produções famosas continuam em exibição o ano todo. As melhores são:

Les Misérables, no The Queen’s Theatre

Baseado na obra do autor francês Victor Hugo, este é o musical mais famoso de West End. A produção já ganhou diversos prêmios e está em cartaz há anos no célebre The Queen’s Theatre, na Shaftesbury Avenue. Não tem como errar, o cartaz de Les Misérables logo na fachada do prédio já é quase uma atração turística do lugar.

Teatros em Londres
Les Miserables – um dos espetáculos mais concorridos Foto: © VisitBritain / Tristan Vince

O fantasma da ópera, no Her Majesty’s Theatre

Outro musical campeão de bilheteria. A produção é cheia de efeitos visuais, figurinos belíssimos e música envolvente. Está em cartaz num dos teatros mais tradicionais da cidade, o Her Majesty’s Theatre, fundado em 1705 e com capacidade para cerca de 1200 pessoas. Se possível reserve com antecedência, os ingressos aqui costumam esgotar rápido.

Mamma Mia, no Prince of Wales Theatre ou no Novello Theatre

Este musical baseado na obra do grupo musical Abba é um dos grandes sucessos recentes de West End. Com músicas que marcaram uma geração de fãs é diversão garantida para quem visita Londres. O teatro Prince of Wales fica pertinho de cartões postais como a Piccadilly Circus e a Leicester Square. Em cartaz no mesmo teatro está o aclamado The book of Mormon, uma sátira musical que já atraiu milhares de espectadores desde 2013. O Mamma Mia pode ser visto ainda no Novello Theatre, confira a programação com antecedência.

Teatros em West End
Espetáculo Mamma Mia, um dos mais incríveis de West End Foto:
© VisitBritain / MADE

School Of Rock: The Musical, no Gillian Lynne Theatre

Baseado no filme de 2003, de Richard Linklater, este musical é um dos grandes sucessos da temporada 2018/2019 de West End. O show é ideal para ir com toda a família e inclui em seu repertório grandes clássicos do rock mundial. O Gillian Lynne Theatre fica numa área menos badalada de West End, mas ainda assim possui uma programação de primeira linha para os apaixonados por musicais.

Teatros em londres
Uma das principais ruas de West End – Triller de Michael Jackson também é um sucesso Foto:© VisitBritain / Tristan Vince

Mary Poppins, no Prince Edward Theatre

Este é outro musical imperdível para quem vai conhecer West End. A produção encanta crianças e adultos de todas as idades e surpreende pelos efeitos visuais dignos de cinema. O teatro é tradicional, localizado no coração do Soho, bairro famoso por seus restaurantes e galerias de arte. Outra produção famosa do Prince Edward Theatre é a versão musical do clássico Alladin, da Disney, em cartaz há décadas.

Comprar ingressos em West End

Com mais de 100 atrações divididas entre peças de teatro, shows e musicais, encontrar o bilhete ideal pode ser uma dor de cabeça. Por isso sempre compre ingressos com antecedência.

No site da Official London Theatre você encontrará todos os espetáculos em exibição e diversas promoções para shows que estão entrando ou saindo de cartaz.

Teatros em Londres
Charmosas lojas em West End – Esta de sapatilhas de ballet – Foto: Camila Castanheira

Compre ingressos de última hora

Pouca gente sabe, mas todos os dias pela manhã os teatros vendem ingressos mais baratos para os espetáculos que serão realizados à noite. O ideal é ir até o balcão da TKTS London, na Leicester Square, e conferir o que está em promoção. A dica é chegar cedo para poder escolher os melhores shows.

Compre ingressos na porta do teatro

Essa dica vale para quem decidiu, de última hora, ir a um espetáculo em West End. Muitos teatros da região reservam parte dos assentos para venda imediata. Isso não ocorre em shows muito concorridos, nem em épocas de alta temporada, mas é ideal para shows mais alternativos. Mas fique atento: muitos dos ingressos vendidos em promoção na porta do teatro são para áreas com visão restrita, o que pode tirar parte da magia do show.

Teatros em West End
O bar O’neill’sé uma boa pedida após um espetáculo em West End Foto: Camila Castanheira

Outras dicas importantes

Confira sempre a programação no site da Official London Theatre. Muitos espetáculos possuem curta temporada, entrando em saindo de cartaz de acordo com a época do ano.

Verifique atentamente a posição dos assentos. Há diversos ingressos pela metade do preço, mas em locais com vista restrita. De nada vale ir assistir um musical maravilhoso e não conseguir enxergar o palco, certo?

Cuidado com as agências que vendem ingressos. Muitos sites vendem tickets para os shows de West End, mas cobram taxas bem altas pelo serviço. Prefira sempre o site oficial ou compre através dos sites dos próprios teatros.

Pesquise sobre as peças e musicais. A verdade é que nem todo espetáculo de West End é bom. Para não perder tempo com uma peça ou musical ruim, leia as críticas em sites especializados nisso.

Os melhores sites são o London Theatre, já citado algumas vezes e o Telegraph .

Teatros em Londres
English Nacional Ballet: Foto Camila Castanheira

Dê uma chance para espetáculos pouco famosos. A lista de peças e musicais em cartaz em West End é enorme. Se você quer fugir das filas e gosta de descobrir novas atrações, não deixe de conferir os teatros menores, como o Hampstead Theatre ou o Menier Chocolate Factory (este com apenas 180 lugares). Nesses teatros a experiência é mais intimista e as peças e musicais costumam ser surpreendentes.

West End é o lugar ideal para viver a magia dos musicais londrinos! Visitando Londres, já sabe, coloque este paraíso da arte no seu roteiro!

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe seu comentário