fbpx

The Plaza Hotel: um ícone de Nova York

The Plaza Hotel é referência na cidade de Nova York e revela fatos, sets de gravação e histórias fantásticas.

The Plaza Hotel - The Palm Court

The Palm Court um dos amados cafés de NY – Fica dentro do The Plaza Foto: www.theplazany.com

Quem ai não lembra de Makoli calken pulando na cama de um dos hotéis mais famosos do mundo. O The Plaza Hotel é sem dúvida alguma um ícone no segmento de hotelaria!

Com localização e vista privilegiadas, o The Plaza Hotel foi inaugurado em 1907 e fica no bairro de Manhanttan, na elegante esquina da 5th Avenue com a Central Park South. Seu projeto foi idealizado pelo famoso arquiteto Henry Janeway Hardenbergh, que já havia sido responsável por outras obras grandes e conhecidos hotéis, como o Walfdorf Astoria New York, construído na mesma ilha.

O prédio conta com 20 andares, que somados alcançam 76m de altura, e oferece diversos serviços como spa, restaurantes e até mesmo lojas de marcas de luxo dentro do próprio hotel.

The Plaza Hotel: História

Com a construção iniciada em 1883, o The Plaza Hotel começa sua história com alguns problemas: os construtores ficaram sem dinheiro. Para finalizar a obra, uma companhia de seguros da cidade de Nova York contratou alguns arquitetos para conseguirem concluir o projeto, que em 1890 foi inaugurado pela primeira vez.

Na época, o hotel tinha ficado pequeno demais, e por isso, alguns anos depois, em 1905,  o prédio foi demolido para então construir uma nova versão – maior e mais luxuosa – agora inspirado na França renascentista.

Construído rapidamente em 27 meses, o The Plaza foi aberto ao público em outubro de 1907 e desde então já passou por vários proprietários diferentes, inclusive Donald Trump, hoje presidente dos Estados Unidos, e atualmente é uma propriedade da Katara Hospitality, uma rede hoteleira do Catar.

Conhecido por celebrar grandes festas como o casamento do próprio Trump, o hotel também recebeu famosos como Beatles e Liza Minelli.

Além desses fatos, os salões e saguões do hotel receberam e recebem shows e eventos de muita importância, o que o transformou em um verdadeiro ícone novaiorquino! 

The Plaza Hotel - Salão de Festas

Um dos grandes salões do hotel onde as festas e recepções acontecem Foto: www.theplazany.com

The Plaza Hotel: Acomodações

The Plaza Hotel possui desde suítes menores, até as extremamente luxuosas com sala, cozinha e decoração em mármore e ouro. São 282 quartos, sendo 102 suítes de luxo com o título de maior metragem dos hotéis de luxo da cidade de Nova York.

Além dos quartos e suítes, o hotel conta com o Palm Court, um dos destinos preferidos dos nova iorquinos para tomar um café, seja da manhã ou da tarde, ou até mesmo aproveitar um belíssimo jantar em um ambiente elegante e atemporal.

E não é só no icônico café que você pode fazer uma refeição no Plaza. O complexo possui o The Plaza Food Hall, um espaço aberto ao público no subsolo do hotel, que oferece variadas opções gastronômicas.

Diversidade pode descrever este espaço que possui restaurantes de luxo, mas que também tem opções para lanches rápidos e mais em conta. Se você estiver passeando pelo Central Park ou pela 5ª Avenida e quiser conhecer o espaço de um dos hotéis mais famosos do mundo e de quebra comer algo, essa é a chance!

The Plaza Hotel - Suite

Uma das maravilhosas suítes do Hotel Foto: www.theplazany.com

Um hotel cinematográfico

Conhecido por inúmeros motivos, The Plaza Hotel também foi e é palco de vários filmes famosos que já vimos nas telonas.

Quem não se lembra da cena de “Esqueceram de mim 2”, onde o protagonista interpretado por Macaulay Culkin corre dos bandidos sequestradores pelo saguão do hotel, contracenando rapidamente com Trump – dono do hotel na época – que o indica o caminho?

Outro filme que entrou pra história e que teve momentos gravados no hotel foi “Perfume de Mulher”, quando Frank Slade (Al Pacino) leva Charlie Simms (Chris O’Donnell) para jantar no Plaza’s Oak Room.

Além desses e outros filmes, o local já foi set de filmagem de uma das séries norte americanas mais amadas de todos os tempos: Friends. O noivado de Monica e Chandler foi comemorado pelos 6 amigos no The Plaza Hotel.

Tanta coisa aconteceu e tantas pessoas já passaram por lá, que se o edifício falasse poderia contar boa parte da história da cidade de Nova York!

The Plaza Hotel - Fachada

A fachada icônica do Hotel

Curiosidades

Todo lugar grandioso e com tanta história, tem suas curiosidades pra lá de interessantes, e este famoso hotel não poderia ficar de fora disso. Separei algumas curiosidades sobre ele, olha aqui:

    • F. Scott Fitzgerald cita o hotel em seu clássico “O Grande Gatsby”;
    • Além de aparecer no filme “Perfume de Mulher”, o Oak Bar do hotel aparece também em “Intriga Internacional”, filme de Alfred Hitchcock;
  • O hotel é o único da cidade a ser nomeado um marco histórico nacional.

O The Plaza Hotel é muito mais que um lugar para se hospedar, é um marco histórico e cultural importante para a cidade de Nova York.

Gostaram de saber um pouco sobre esse lugar incrível de Nova York? Se tiverem alguma dica ou boas histórias que envolvam o hotel, mande aqui! Vamos adorar saber mais sobre o Plaza! E não se esqueça de ler sobre 9 hotéis incríveis em Nova York.

Até mais!


RESERVE PELO BLOG

Camila Castanheira

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe um comentário :)