Lugares em Londres para saber tudo sobre a Família Real!


Saiba mais sobre a monarquia britânica à partir de lugares importantes na cidade de Londres!
ARCHIVE: Queen Elizabeth II attending the Saluting of the Queen at the Trooping of the Colour, 1987, Buckingham Palace, London, England, UK. *Archive image available on request*


Quando falamos em Inglaterra, logo vem à mente a imagem da rainha, da Família Real e todas as suas histórias ao longo de séculos e séculos. Confesso que essa parte histórica sempre me despertou curiosidade. Lembro que, quando eu era adolescente, queria muito saber mais sobre a monarquia, como era ter uma rainha no comando do país. Foi então que tive meu primeiro contato com a Inglaterra: minha primeira grande viagem da vida foi para lá, aos 14 anos, e literalmente me apaixonei. Sabe amor à primeira vista? Foi assim!

Muito por causa de tudo isso, em minha última viagem a Londres, decidi fazer um roteiro pensando em conhecer melhor essa história de monarquia. Claro que, para me aprofundar mais, teria que visitar também o interior e outros países do Reino Unido. Mas, em Londres e em seus arredores, há muita, muita coisa mesmo a visitar e compreender!

Depois de conhecer muitos lugares incríveis, selecionei quatro passeios para quem está indo a Londres e quer saber mais um pouco sobre a coroa inglesa.

Vamos começar? Não é preciso visitar os lugares na seqüência, claro. Mas sugiro que abra o seu coração, porque realmente é uma viagem no tempo.

TORRE DE LONDRES

É uma das atrações mais incríveis, que começou a ser construída em 1066. Na verdade, a torre é um castelo que, no início de sua criação, serviu por muitos anos como residência real. Mas que, ao longo de sua história, também já foi depósito de armas, prisão, local de execuções medievais, sede da Real Casa da Moeda e lar das Jóias da Coroa.

Para entender melhor, sugiro aos visitantes um tour guiado com os Yeoman Warder, os famosos guardas trajados com roupas coloridas que andam para lá e para cá, sempre meio seriões. Os passeios começam a cada 30 minutos na entrada principal e já estão inclusos no ticket de entrada. Uma dica é comprar o ingresso antecipadamente pela internet e quando chegar lá você entra direto, sem precisar encarar as filas, que geralmente são imensas.

Caso queira fazer o tour sozinho, leve um guia ou um mapa detalhado, pois existe muita informação para entender. Separe no mínimo meio período do seu dia para este passeio e vá de preferência pela manhã, no primeiro horário, pois costuma estar mais vazio. Além do que, a vista para o Rio Tâmisa é bem mais bonita com a posição do sol da manhã! Site de referência

PALÁCIO DE BUCKINGHAM

É a residência oficial da rainha Elizabeth e do duque de Edimburgo, o seu marido. É aqui que acontecem os principais encontros e eventos oficiais da monarquia inglesa. Quando a rainha está fora, do fim de julho a setembro, e em algumas outras épocas do ano, parte do Palácio fica aberto ao público.

São mais de 19 salas para conhecer, todas decoradas de um jeito diferente e com muito bom gosto. Há obras de arte de grandes artistas e objetos passados de geração para geração, como as cadeiras feitas para a coroação do rei George VI e da Rainha Elizabeth em 1937, e uma única cadeira do trono feita para a rainha Victoria em 1837. O tour leva em torno de duas horas. Os tickets para o passeio devem ser comprados com antecedência pela internet e são válidos somente para a data e hora marcados. Quem chegar atrasado perde o ingresso.

Além deste passeio citado, há um mais exclusivo ainda que acontece para grupos de até 30 pessoas no máximo. Os tours geralmente são realizados entre dezembro a janeiro, quando o palácio não está aberto ao público. Os tickets de entrada são comprados e agendados somente pelo site oficial. Antes de embarcar, consulte no site se no período de sua viagem os passeios estarão abertos.

Outra parte interessante do Palácio de Buckingham é a troca da guarda do palácio. O ritual, quase uma cerimônia, acontece diariamente às 11h30 (ou em dias alternados, dependendo do mês).
Informações oficiais e compra dos tickets

PALÁCIO DE KENSINGTON

Majestoso, foi a principal residência da família real de 1690 a 1760, quando Jorge III se mudou para o Palácio de Buckingham. A princesa Victoria nasceu e cresceu no palácio, junto à sua mãe, a duquesa de Kent. Ela tornou-se rainha com apenas dezoito anos e realizou sua primeira reunião do Conselho Privado na Red Saloon do Kensington.

A princesa Diana também morou no local, que hoje é a residência do príncipe Willian, de Kate Middleton e de seus filhos, George e Charlotte. Atualmente, metade do palácio ainda possui aposentos reais, mas o restante está aberto ao público.

O Palácio de Kensington está localizado dentro do Kensignton Gardens, um belíssimo parque real. Aproveite para caminhar por lá, a natureza é magnífica! Site oficial de referência

ABADIA DE WESTMINSTER

Fundada no ano 960, a Abadia é um dos prédios mais lindos e importantes de Londres, por sua simbologia de “igreja da coroação da nação”. Desde o século 11, é o principal local de sepultura e memorial da família real e de muitas figuras da história britânica. Aqui estão as tumbas de Isaac Newton, Charles Darwin e, dentre os monarcas, Elizabeth I. A posição dos túmulos ao redor da igreja é de arrepiar!

Dos memoriais, o que mais se sobressai é o do Soldado Desconhecido, ao chão, logo na entrada da Abadia. Ele é o único onde não é permitido pisar. Juntamente com o memorial sob o Arco de Triunfo de Paris, ele homenageia um soldado tombado durante a Primeira Guerra Mundial e cuja identidade não foi possível recuperar, simbolizando todos os militares mortos.

Oriento comprar o ticket da Abadia também pela internet com antecedência, pois as filas são gigantescas.

Ah! A igreja também possui cultos caso queira assistir. Site oficial de referência

OUTROS LUGARES

Ao redor de Londres, também há dois pontos imperdíveis caso você tenha mais tempo na cidade: o Castelo de Windsor, que é o palácio de férias da Rainha Elizabeth, e o Hampton Court Palace, um importante palácio medieval inglês que esteve em evidência por diversos momentos da história real inglesa, desde a Era Tudor até a Georgiana. O Hampton Court Palace também é conhecido como o Palácio Mal Assombrado, pois dizem que os antigos reis e rainhas ainda perambulam pelo local.

Hampton Court Palace is a historic royal palace built by Cardinal Wolsely and handed to his monarch King Henry VIII in the year 1528. King William III created a baroque classical wing of the palace overlooking gardens in the late 17th century. Two actors in historic costume of the 17th century on the steps by the pool. Building facade and gardens laid out in formal style.

Ah! Para quem deseja explorar um pouco mais a monarquia britânica e seus incríveis palácios, existe um órgão independente na Inglaterra chamado Historic Royal Palaces que cuida de vários centros históricos na Inglaterra. É bem interessante.

Está pensando em viajar para a Inglaterra? Conheça 21 hotéis em Londres para todos os gostos e bolsos em nosso blog. E leia também sobre o Tratado de Schengen.

Beijos brasileiros, mas com ares britânicos!