Viagens de trem pela Europa: a melhor maneira de conhecer novos lugares

Entenda as vantagens de fazer viagens de trem pela Europa 

Viagens de Trem pela Europa - Estação de Florença
Estação de Florença – Foto : Camila Castanheira


As viagens de trem pela Europa são simplesmente fascinantes! Sempre que me perguntam qual a melhor forma de viajar pela Europa, e respondo sem hesitar: é de trem. Ligando mais de 15000 destinos entre pequenas e grandes cidades, a malha ferroviária européia é a maneira mais eficiente, fácil e civilizada de chegar a qualquer lugar situado a até quatro horas de distância. Imagine que em uma única viagem, você pode conhecer vários destinos dos sonhos com o melhor custo benefício.

Com exceção de duas cias de trem de alta velocidade, a AVE e a EUROSTAR, que pedem ao passageiro para chegar com trinta minutos de antecedência, e quando saímos da zona do tratado de Schengen, em que precisamos apresentar o passaporte, para embarcar no trem não há nenhuma burocracia. Não é necessário fazer check in e nem despachar a bagagem. É simplesmente chegar na estação com poucos minutos de antecedência, procurar sua plataforma nos painéis, seguir até o embarque e esperar o trem chegar.

Assim que ele estacionar, entre imediatamente no vagão indicado no bilhete e procure pela sua poltrona. A bagagem você acomoda nos compartimentos que quase sempre ficam perto da porta de embarque e desembarque de cada vagão. Pronto, agora é só esperar!

Se estiver viajando pela primeira vez e ainda se sentir inseguro, aconselho chegar com quarenta minutos antes à estação de trem para se familiarizar com o espaço. Conforme sua viagem for passando, a confiança aumenta e no meio dela já se sentirá um nativo, chegando com quinze minutos antes do embarque, acredite.

Viagens de Trem pela Europa - Trem na Itália
Na Itália viajo sempre de trem Foto: Camila Castanheira

Viagens de trem pela Europa: seja pontual

No horário o trem partirá, caso tenham todos embarcado, ou não. Das inúmeras vezes que fiz viagens de trem pela Europa, o máximo de atraso que presenciei foram cerca de cinco minutos, portanto, não atrasem nenhum minutinho, senão com certeza você perderá a viagem. Assim como no embarque, o trem também é muito efetivo com o horário do percurso e esse é um dos melhores benefícios que este meio de transporte pode trazer ao viajante. Com pontualidade podemos planejar nosso dia com maior eficácia e não perder tempo com imprevistos de deslocamento.

Viagens de Trem pela Europa - Estação de Trem
As estações em sua maioria são muito organizadas e bonitas

Viagens de trem pela Europa: Bagagem 

Apesar da bagagem ficar perto das portas de trânsito, é tudo muito seguro. Por precaução, eu sempre aconselho (independente de qual transporte seja), trancar as malas com cadeados TSA e se você quiser, pode levar também cadeados com correntes maiores para prender a mala na grade da prateleira.

O limite de bagagem por passageiro são duas malas grandes e uma mala de mão. Mas já adianto que menos é mais quando o assunto é transporte ferroviário, pois as estações de trem mais antigas podem não ter elevador. Imagine você, com todo aquele peso para lá e para cá. Nada confortável, não é mesmo. Já tive muito desconforto com bagagem durante algumas viagens e aprendi na marra. O ideal é uma mala de vinte e três quilos e uma de bordo (ou uma frasqueira).

Viagens de Trem pela Europa - Bagagem
Acomode sua bagagem assim que entrar no trem Foto: Camila Castanheira

Viagens de trem pela Europa: Tipos de bilhetes

Outra vantagem das viagens de trem pela Europa são as inúmeras possibilidades de adequar os bilhetes ao seu roteiro. Através de passagens pontuais, passes de trem ou até mesmo algo mais estruturado, como por exemplo viagens onde o trem será praticamente o seu hotel, conseguimos adaptar o melhor para o nosso itinerário conforme a quantidade de trechos, países e tempo.

Na primeira opção, as passagens avulsas são indicadas para quem fará deslocamentos já pré agendados e de curto tempo entre dois destinos, como por exemplo, ir de Londres a Paris. Aqui a passagem só vale para este trecho.

A segunda opção são os passes de trem. Indico para quem deseja ter flexibilidade de horários e quer viajar ilimitadas vezes dentro da quantidade de dias dos países que abrangem o passe. Há inúmeros tipos de passes em toda a Europa. A terceira e última opção, são as viagens mais estruturadas, como por exemplo fazer a Transiberiana que liga a Russia à China, ou até mesmo o roteiro do Expresso Oriente, de Paris a Veneza.

Viagens de Trem pela Europa - Ancona na Itália
Ancona na Itália – cheguei de trem para atravessar de barco para a Croácia

Planejamento

Em todas as opções para viagens de trem pela Europa, é sempre importante fazer o planejamento com antecedência, pois alguns detalhes como por exemplo, promoções ou disponibilidade de assentos, são ofertados previamente e refletirão na sua comodidade e custo benefício.

Como minhas viagens para a Europa geralmente são estruturadas em cima de trem, costumo sempre fazer uma consultoria para entender se o que estou comprando é a melhor opção no momento. A consultoria é importante para te dar uma visão mais abrangente do que é possível e viável fazer viagens de trem pela Europa de acordo com o seu roteiro.

O período indicado para comprar os tickets, independente da forma, são em média de trinta a noventa dias de antecedência da viagem. E vale ressaltar que grupos de viajantes quase sempre possuem desconto nas tarifas. Crianças, jovens e idosos, também tem redução nos bilhetes.

Para fazer cotações simples eu sempre utilizo o site da GOEURO. Agora sempre que vou para inúmeros lugares, costumo consultar a Trains & Tours para fazer suas cotações e tirar as dúvidas.  Além de ser uma das maiores representantes de trem em todo o Brasil, a agência possui um blog muito esclarecedor com dicas e orientações de todo o processo de viagens de trem.

Viagens de Trem pela Europa - Interior do trem
Interior do trem – primeira classe – Foto: Camila Castanheira

Durante a viagem 

Estando no trem, dois detalhes são importantes. Tenha uma base do tempo do percurso e acompanhe sempre na televisão, que existe em todo vagão, as próximas estações de desembarque. Na maioria das vezes, um mesmo trem pára em diversos lugares em uma mesma viagem.

O outro detalhe e o importante é NÃO PERCAM AS PAISAGENS POR NADA. Um dos benefícios de fazer viagens de trem pela Europa é ter a possibilidade de admirar a natureza e as cidades diretamente da sua janelinha!

Viagens de Trem pela Europa - Painel
Acompanhe as paradas pela telinha

Se você já fez viagens de trem pela Europa, divida com a gente sua experiência, será um prazer compartilhar com outros viajantes como foi sua jornada por este transporte tão dinâmico.

Boa viagem!

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

12 Comentários

  1. Ja utilizei várias vezes qdo fui a Europa é fantástico e econômico e lindo.
    Fiz vários trechos como :
    Paris x Genebra, Roma x Veneza , Milão e Firenze etc….. amei.
    Aconselho não vai se arrepender o mais fantástico é:
    Pontualidade dos trem conforto etc..

  2. Sempre viajei de trem pelo continente. Uma mala e uma mochila são suficientes um passe resolve tudo, e as janelas são um espetáculo. No trem tem tudo .café lanche almoço cerveja. Vinho. Uma maravilha

    1. Exatamente Francisco! Uma mala e uma mochila esta otimo!

      E as refeiçoes do trem, tb aprecio bastante !!!

      Beijos!!!

  3. Cruzei boa parte da Europa de trem e recomendo fortemente. Não há espetáculo igual. O avião é mais rápido e muitas vezes mais barato. Mas o charme do trem, as impressionantes paisagens e as tranquilidade são imbatíveis. Além disso, há uma vantagem excepcional: enquanto os aeroportos ficam sempre distantes dos hotéis e centros de atração nas cidades, as estações estão no coração da cidade. Além disso, ao contrário dos monstruosos aeroportos, que recebem milhões de passageiros por semana, mas são estruturas geralmente modernosas e feias, as estações de trem são românticas, divertidas, têm muito charme e surpresas bem agradáveis. Minhas preferidas são a Gare du Nord, em Paris, e St. Pancras, em Londres (não por acaso, destinos de partida e chegada para o trajeto entre as duas cidades – que leva só 2h).

Deixe seu comentário