Zaanse Schans na Holanda : a vila dos moinhos e tamancos

Conheça Zaanse Schans, na Holanda, conhecida pelos moinhos e tamancos.


Bem pertinho das agitações de Amsterdã, a Holanda reserva belas paisagens naturais, repleta de uma natureza colorida e charmosa. Zaanse Schans, em Zaandam, distando cerca de 10 km do norte de Amsterdã, é uma pequena vila repleta dos traços típicos do imaginário holandês: moinhos, tamancos, queijos (irresistíveis) e stroopwafels compõem este lindo cenário campestre.

Zaanse Schans, na Holanda um museu a céu aberto

Os moinhos, as casas de madeira e a vista bucólica de cores intensas do vilarejo dão a impressão que o tempo não passou nesse lugar. Esse visual é fruto de um rearranjo de casas e moinhos esparsos que foram ali realocados de maneira que se construísse um museu a céu aberto que resgatasse e conservasse os traços culturais holandeses.

Por isso, é comum ver um acúmulo de clichês de um imaginário campestre, como ovelhas, vacas e camponeses simpáticos usando tamancos de madeira ao fazer trabalhos manuais.

Compre aqui seu passeio à Zaanse Schans

Tradição

Não se paga para ter acesso a Zaanse Schans. Mas além de bonitas, muitas das casas que ali estão funcionam como pequenos museus que contam a história da cultura local a preços acessíveis. É possível conhecer um pouco mais a respeito da tradição dos tamancos, queijos e ter uma apresentação de seus processos de feitura.

Os moinhos, que foram fundamentais para a indústria holandesa – processando matérias-primas como pigmentos e mostardas – também são abertos para visitação. A região já contou com cerca de 1.000 moinhos, mas hoje esse número caiu para 14.

Viaje conectado para a Holanda

É possível até fazer um passeio de barco pelo local e desfrutar de uma bela vista enquanto descansa na tranquilidade das águas. Mais próxima do que Kinderdijk, um destino famoso pelos seus moinhos, a vila pode ser visitada junto de Amsterdã sem gerar maiores problemas.

Charme holandês

Agora que conhece o charme dessa vila holandesa, reserve as suas férias e planeje uma viagem para lá. Não esqueça que a Holanda participa do Tratado de Schengen, que exige a contratação de um seguro viagem para turistas. Se possível, planeje sua viagem para a primavera/verão europeu, assim você poderá usufruir melhor da colorida beleza de Zaanse Schans.

Já viajou para Zaanse Schans ou quer conhecer o destino? Comente e compartilhe conosco as suas dúvidas, expectativas e experiências, este lugar é um tesouro que merece ser divulgado!

Compre aqui seu passeio à Zaanse Schans

RESERVE PELO BLOG

Camila Castanheira

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe um comentário :)