fbpx

O que fazer em Isla Mujeres, México

Conheça a Ilha que já foi considerada uma das mais lindas do mundo 

Chegando na maravilhosa Isla Mujeres Foto: Camila Castanheira

Em minha viagem ao México, tive a oportunidade de conhecer a maravilhosa e badalada Isla Mujeres. Esta ilha caribenha já foi considerada uma das ilhas mais lindas do mundo e este título faz realmente juz a suas belezas: é um espetáculo!  Se você está pensando em conhecer os arredores de Cancún e Riviera Maya, coloque este paraíso mexicano no seu roteiro. Veja o que fazer em Isla Mujeres!

História

A história de Isla Mujeres é bem interessante. Há muito tempo atrás, no período pré colombiano, a Ilha era totalmente dominada pelos maias e considerada sagrada.

A civilização maia era politeísta (acreditavam em vários deuses) e dedicaram a ilha a deusa Ixchel. Ela era considerada a deusa da fertilidade, da cura, da lua e da tecelagem. Os maias espalharam figuras de culto a Ixchel por toda a ilha. Ela é representada como uma anciã derramando um jarro cheio de água sobre a terra e, também, como uma anciã tecendo em um tear de cintura.

Quando os espanhóis, descobriram a ilha no século XVI, e viram todas aquelas representações femininas, deram o nome a ilha de Isla Mujeres.

Que lugar! Isla Mujeres

Descubra também: As praias mais lindas da Riviera Maya

Como chegar e se locomover em Isla Mujeres

Há inúmeras maneiras de chegar a Isla Mujeres e todas elas são bem fáceis. Por conta própria, partindo da região portuária de Cancún, em Puerto Juaréz, pega-se um ferry boat direto para a Isla Mujeres.

Para quem está hospedado na Zona Hoteleria em Cancún, há diversos pontos de partida. Nesta região o bilhete costuma ser mais caro. O trecho mais barato é o que sai de Playa Tortugas e é o que possui também itinerário mais flexível, com barcos de hora em hora. É possível ainda embarcar em El Embarcadero e Playa Caracol.

O ideal é sair cedinho e reservar no mínimo um dia inteiro para curtir tudo o que a ilha tem de melhor. A viagem de barco é curta e a vista para o continente é fenomenal. 

Se deslocar na ilha é muito fácil, ou a pé, ou  você pode alugar um dos diversos carrinhos de golfe espalhados pelo local. Outra opção são os táxis, mas não recomendo muito. 

Outra opção para chegar até Isla Mujeres é contratar um tour, e que foi o que eu fiz. Quem organizou todo o passeio foi a ATtravel . A empresa faz diversos tipos de tours em toda a região e é especializada em receber brasileiros em Cancún! Achei ótimo pois o passeio foi todo guiado por uma pessoa que falava fluentemente português!

Veja aqui Isla Mujeres do Alto! Que lindoooo!

Veja: Seguro viagem para o México

O que fazer em Isla Mujeres 

Apesar de pequena, Isla Mujeres reúne entretenimento para todos os gostos. Parques de mergulho, praias de cinema, cafés, restaurantes de boa qualidade e um centrinho muito fofo.

Playa Norte

Foi aqui que tive o primeiro contato com a Ilha. Esta talvez seja uma das melhores praias da região. Playa Norte é o principal motivo pelo qual os turistas partem de Cancún até Isla Mujeres. Ela é muitttooo linda! O conjunto de água morna e cristalina, areia branca, sol o ano todo e clima bucólico fazem dessa praia o lugar ideal para recarregar as baterias.

Caminhe mar adentro com água pela cintura e mergulhe com os peixinhos coloridos que vivem por lá! Se você curte snoklel esse é o ponto ideal. A visibilidade da água é excelente e a fauna marinha local super colorida.

Dica importante: chegue cedo para conseguir ver o melhor deste paraíso. Essa é uma das praias mais disputadas da região e costuma ficar lotada todos os dias da semana.

Playa Norte – Foi aqui que fiquei a maior parte do tempo em Isla Muejres

Centro de Isla Mujeres

É aqui que estão os diversos restaurantes e lojinhas que adoramos nas viagens! Bata perna pelas lojas de roupas, artesanato e peças de decoração da tradição local.

Escolha um lugar legal para comer e não deixe de tomar algumas das melhores margueritas de todo o México!
Durante a noite os bares e restaurantes costumam ficar cheios, garantindo animação para todos os gostos.

Punta Sur

No extremo sul da ilha fica este pequeno parque ambiental onde existem diversas estátuas que decoram a paisagem. O que chama a atenção são as iguanas que habitam o por lá!

O lugar possui uma incrível vista para o mar, perfeita para assistir ao pôr-do-sol. Lá também ficam as ruínas do templo de Ixchel, deusa que os maias cultuavam na ilha.

Punta SUr Isla Mujeres Foto: Pixabay

Baía do Garrafón

Este é um dos lugares mais famosos de Isla Mujeres. É uma área de mergulho possui uma pitoresca vista para um trapiche de madeira e o mar azul transparente.

Nesta área ficam os melhores clubes de mergulho de Isla Mujeres, o Garrafón da La Castilla e Garrafón Park.

Para quem quer curtir a comodidade de um parque, o Garrafón Park é bem mais modesto que os famosos parques de Cancún, e possui uma excelente área de mergulho onde você poderá conhecer diversas espécies de peixes e corais.

Foi através da ATTRavel que eu visitei Isla Mujeres

Musa Isla Mujeres

Este é um museu diferente. O MUSA, ou Museu Subaquático de Arte, reúne uma coleção de 500 peças de arte criadas no fundo do mar. É ideal para quem domina algumas técnicas de mergulho com cilindro de ar. Caso queira, você poderá fazer um curso básico para poder se aventurar neste passeio incrível. Infelizmente não consegui fazer o passeio, mas está na minha lista para quando voltar.

Um dos passeios mais incríveis de Isla Mujeres Foto: Divulgação Facebook Islamujeres.com

Restaurantes e bares em Isla Mujeres

Nem só de mergulhos incríveis e praias de sonho é feita Isla Mujeres. A ilha reúne bons lugares com o melhor da culinária local.

Fuego de Mar

Preferido pelos turistas, este restaurante reúne o que há de mais sofisticado na gastronomia local, com frutos do mar frescos, clima arrojado e atendimento diferenciado. Localizado na região de Boulevard Paseo, fica um pouco fora do burburinho do centro. A comida é preparada bem diante dos seus olhos e os chefs estão antenados nas principais tendências da gastronomia mundial. Faça reserva, pois a casa é pequena e costuma ficar lotada.

Os pratos deste restaurantes são muito lindos. Foto: DIlvulgação Facebook

Xantolo

Não muito longe da Playa Norte fica esse charmoso restaurante familiar especializado em culinária mexicana e com diversas opções glúten free e vegetarianas. O atendimento é personalizado e todos os ingredientes são locais. Não deixe de experimentar os drinks, a casa possui reconhecido destaque quando o assunto são margueritas.

Tacos de frango cobertos com uma mistura cremosa de pimenta e milho doce Foto: divulgação Xantolo Facebook

North Garden

Se você quer provar a típica culinária caribenha este é o lugar. A casa é reconhecida como uma das melhores do México no quesito drinks e comida saudável; há diversos pratos vegetarianos e veganos. A decoração, composta por diversos bangalôs, é outro destaque. Fique atento: o restaurante abre apenas para café da manhã (incrivelmente completo e por um preço justo) e almoço.

OLha que lindinho o North Garden! Foto: divulgação Facebook

Isla Mujeres é realmente um lugar lindo que realmente não pode faltar no seu roteiro pelo México. Se você já vistou a ilha e tiver mais dicas compartilhe aqui conosco! Será um prazer!

Camila Castanheira

Publicitária, paulista, pós graduada em Negócios e Empreendedorismo. Já fez intercâmbio para a Inglaterra, conhece mais de 30 países e 300 cidades em todo o mundo. É apaixonada por história da arte, música, dança e não dispensa jamais um bom café! No dia a dia aplica o que tem como lema: comunicar que o turismo, juntamente com a arte, tem o poder de transformar as pessoas e mudar o mundo.

Deixe um comentário :)

%d blogueiros gostam disto: