Quem pretende viajar para o Egito, independente da época do ano, precisa escolher bem o que vestir no Egito.

Por exemplo: o meses mais frios na Terra dos Faraós é dezembro e janeiro e a temperatura mínima por lá pode chegar a 5ºC. Enquanto que os meses de junho, julho e agosto são os mais quentes, chegando a marca de 50º C em algumas regiões.

Por conta disso, saber o que vestir no Egito é crucial para a sua viagem. Tanto pelas temperaturas, quanto pelo respeito ao local.

Neste post, separei dicas para que você possa organizar a sua mala da melhor forma possível, sem passar por nenhum perrengue.

Leia também: como é viajar para o Egito


O que vestir no Egito no verão

Engana-se quem pensa que arrumar uma mala de verão para o Egito é algo bem simples, só jogar uns vestidos e tá pronto. Não é bem assim, o país majoritariamente mulçumano possui alguns costumes e tradições que nós turistas precisamos respeitar.

Para o verão, recomendo sempre levar macacões, vestidos soltos e muita pashmina com tecidos levinhos para incrementar o seu look. O máximo de roupas fresquinhas e soltas, melhor. Aliás, abuse das cores, as fotos ficam lindíssimas com muita cor em você.

Caso você vá ficar apenas na região do Cairo, recomendo que as roupas sejam mais modestas. Isso significa o que? Invista em looks que cubram os ombros, as pernas e evite decotes e roupas apertadas.

Isso não significa que você não pode usar uma blusa que tenha os ombros a mostra tá? Pode sim, mas precisa ter noção de onde você irá. Caso você vá nas Pirâmides de Gizé, tudo bem ter os ombros a mostra. Mesmo assim recomendo levar uma pashmina para caso você sinta que estão te olhando demais.

Mas entenda, isso está mais conectado a cultura e costumes locais e não significa que alguém chegará "pegando" em você caso esteja com uma roupa mais aberta. Existe assedio sim, existe, infelizmente e o que pode acontecer são olhares e comentários indesejados. Por isso, para reduzir a possibilidade de você se sentir desconfortável, melhor evitar roupa colada e curta.

Assim que você for para outras regiões do Egito, por exemplo Aswan, Luxor e Hurghada, já não precisava ser tão "conservador". Em Hurghada, que é um destino de praia, você pode usar biquini e maiô. Falarei disso mais abaixo no post.

Como é o verão no Egito?

Quente, bem quente. Os meses de verão são junho, julho e agosto. Meses esses que nós não fazemos nenhuma expedição para o País. Uma vez que o calor fica realmente insuportável. Pode passar de 50º C em algumas regiões, como por exemplo Aswan.

Mesmo que você não vá viajar no verão, recomendamos sempre o uso de protetor solar (e repasse ao longo do dia), muita água, bonés ou chapéus e pashminas para os ombros.

Saindo do Cairo você já não precisará tampar os ombros com tanta frequência. Principalmente nas praias, onde é muito comum ver short curto, biquini e maio, por exemplo.

Leia também: expedições para o Egito

Preciso usar o véu na cabeça no Egito?

A resposta curta a isso é não.

Já a resposta longa, continua sendo não, mas vou te explicar melhor sobre. O uso do véu, hijab, para cobrir os cabelos, é algo conectado a religião. Por conta disso, apenas as mulheres que praticam a religião e escolheram usar o hijab, na maioria das vezes irão utilizá-lo. Há muçulmanas que não usam o lenço.

Engana-se quem pensa que por estar em um país mulçumano é obrigatório, você turista, utilizar algo de mesmo sentido. Isso não acontece no Egito e é do Egito que estou falando apenas.

O único local que você pode vir a usar uma pashmina em sua cabeça, são nas mesquitas e não são todas que nós, turistas, podemos entrar. Em nossa expedição para o Egito, temos um passeio para o Cairo religioso. O que significa que passamos pela Mesquita importante do Cairo, a de Mohamed Ali. Como também visitamos o bairro Copta, que foi onde possivelmente Maria se escondeu com Jesus Cristo por 3 meses.

Nesses locais religiosos você verá muitas pessoas, mesmo os turistas, utilizando uma pashmina para cobrir a cabeça. Isso não significa que é uma regra. Cada local tem uma exigência, por isso ande sempre com um lenço na bolsa.

Quais roupas vestir nas Mesquitas e centros religiosos?

Recomendo que a roupa para se usar em Mesquitas, Igrejas e centros religiosos sejam modestas. Isso significa roupas confortáveis, que tampem o colo e os ombros. Como também roupas que cubram as pernas. Pode ser algo similar ao que eu estou usando na foto acima.

Para os homens recomendo calça (do material que você sentir mais confortável) e blusas ou camisetas que tampem os ombros. Não vá de regata.

Atenção para os seus pés nesse momento. As Mesquitas e alguns centros religiosos pedem para que você ou retire os sapatos ou use um saco para cobrir os seu calçado em seu pé. Vale lembrar que você está entrando em um local de religião, onde esse tipo de atenção é necessária.

Caso você opte por tirar o sapato, não coloque o sapato no chão em momento algum quando estiver dentro da Mesquita. Pode parecer obvio, mas infelizmente já vi muitas pessoas colocando os tênis no chão assim que entram na Mesquita, não seja essa pessoa.

Caso você opte pelo saco que tampa seu calçado ainda vestido, o custo normalmente em frente a Mesquita é de 5 Libras Egípcias. Coloque o saco nos pés (é parecido com aqueles de consultório odontológico, sabe?) e pode entrar no recinto. Só fique atento caso o saco rasgue, para que você tenha que pegar outro, ou retirar os sapatos.

O que vestir no Egito no Inverno?

https://www.youtube.com/watch?v=Prvo-7qzxV0

Decidiu viajar para o Egito no Inverno? Não precisa encher sua mala de roupas pesadas e carregar ainda mais peso. Além de você não utilizar tudo o que vai levar nesse sentido, é capaz de pagar excesso de bagagem em sua mala, caso vá para outras regiões do Egito.

Atualmente é possível fazer uma mala de viagem com tecnologia envolvida. Muitas marcas já vendem roupas térmicas, por exemplo, que são leves e mesmo assim protegem da mesma forma que um tecido de lã.

Recomendo que leve um casaco, isso para qualquer época do ano no Egito. O casaco vai ser sempre bem utilizado, tanto de manhãzinha quanto ao entardecer. Os casacos corta vento também são muito bem-vindos.

Por mais que o Egito seja um país quente, precisamos sempre lembrar que estamos falando do deserto. O deserto tem altas temperaturas quando o sol está em seu ápice, mas tem baixas temperaturas assim que ele se põe.

Também é preciso ficar atento aos calçados. Abuse de sapatos fechados e confortáveis. Evite sapatos abertos, já que sentir frio nos pés fará com que você sinta ainda mais frio no corpo todo.

Posso usar biquini no Egito?

Caso você vá para algum dos balneários do país, como por exemplo Sharm el Sheik ou Hurghada, você verá muita gente com biquini e maiô nas praias e piscinas desses lugares. Eu uso vários biquinis e maios por lá, adoro poder variar.

O que eu sempre recomendo para os nossos grupos de viagem ao Egito é de evitar usar aqueles biquinis de cordinha que temos o costume de usar no Brasil (aquele que praticamente só tampa o mamilo). Como também os biquinis muito cavados na bunda. Essa é a recomendação que eu dou.

https://www.youtube.com/watch?v=sMvnx8RXXCM

Aproveite para conhecer o Mar Vermelho, que é incrivelmente azul. Quem sabe vá com um biquini ou maiô vermelho, amarelo. Eles contrastam bem com o azul lindo do mar.

https://www.youtube.com/watch?v=DjB9oxHlG-8

Por sinal Hurghada é um dos lugares mais incríveis que tem no Egito para mergulho. Além de ser um local conhecido entre os mergulhadores, a cor da água, os passeios e a estrutura do hotel que ficamos é algo inesquecível.

Aquele tipo de lugar perfeito para terminar a viagem com chave de ouro.

Viagem em grupo para o Egito

GRUPO DE VIAGEM PARA O EGITO
NOSSO GRUPO DE VIAGEM PARA O EGITO DE MARÇO DE 2022

Eu faço expedições para o Egito todos os anos. Já levei mais de 15 grupos de viagem pelo país e tenho um amor por esse lugar que é sem igual. Em nossos grupos de viagem, tanto os que são liderados por mim Camila, quanto os com nossa tour líder, nós damos dicas diárias do que vestir no país.

Assim você tem total segurança de saber o que vestir no Egito e não ficar com aquela sensação desagradável de ter errado a vestimenta.

Os nossos grupos são de até 16 pessoas e passamos por diversas cidades do Egito.

Viaje conosco para a Terra dos faraós!