Egito é um país incrível de se conhecer, mas para você ir com segurança e conseguir aproveitar a viagem é necessário saber algumas coisas antes de começar a sua viagem para o Egito.
Eu sou especialista no destino, viajo para o Egito várias vezes ao ano e levo muitos viajantes para conhecer a Terra dos Faraós, sendo assim, você poderá entender melhor sobre o Egito com quem entende do assunto.
Agora se prepare, sente-se e tome um chá com especiarias (igual os egípcios!) e vem conferir comigo tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito.
Leia mais: Onde ficar no Egito
Para viajar ao Egito é necessário alguns documentos, sendo eles:
Vou explicar agora um pouco melhor sobre esses documentos necessários para viajar para o Egito, uma vez que em alguns desses itens é importante um valor e/ou informação mínima.
O seu passaporte precisa ter pelo menos uma página em branco e que a validade do mesmo seja de pelo menos + 6 meses.
Caso você não tenha esses pré-requisitos recomendo que retire um novo passaporte na polícia federal.
O visto para o Egito é feito no ato da sua chegada. Assim que você desembarcar no Cairo, irá descer a escada rolante e encontrará o representante da agência de viagem que estiver viajando. No nosso caso, você já encontrará o representante do Acordei quero viajar e ele te auxiliará em todos os passos para o visto, imigração e retirada de malas.
O visto no Egito, atualmente, custa USD 25. Ele é pago em dólar e recomendamos que você já vá com esse valor separado para o seu visto. (dados de 10/08/2023)
Ele será colado na sua folha em branco dentro do passaporte, por isso a necessidade de uma folha inteira, igual na foto acima.
Esse visto é valido por 30 dias e começa a contar a partir da compra do visto (no dia da sua chegada). Caso a sua viagem seja de maior período, ai será necessário que você entre em contato como o consulado egípcio no Brasil, antes da sua viagem, para que eles possam te auxiliar quanto a isso.
A vacina contra a febre amarela é obrigatória para entrar no Egito. Eu recomendo que, caso você nunca tenha tomado a vacina, já a tome e coloque o certificado junto ao seu passaporte (igual eu faço com a minha-foto). Atualmente, muitos países solicitam o certificado de vacinação contra a febre amarela.
Para você poder tomar a vacina é necessário ir a algum posto médico autorizado próximo a sua residência. Confirme no posto de saúde perto de sua casa, que em muitos há a possibilidade de tomar a vacina.
Só atenção: é necessário tomar a vacina com no máximo 15 dias de antecedência a sua viagem. No dia da viagem é necessário apresentar o certificado de vacinação. Verifique no site oficial da ANVISA como solicitar a sua via do certificado.
Caso você não possa, em hipótese alguma tomar a vacina, existe uma carta que vc pode baixar o modelo também no site da Anvisa para justificar.
Saiba mais do Egito: Cruzeiro pelo Rio Nilo
Não existe uma obrigatoriedade em relação a seguro viagem para entrar no Egito, porém, eu recomendo fortemente que você tenha um. O sistema de saúde no Egito tem seus pormenores e caso você precise de atendimento médico é altamente recomendado que você tenha o auxilio de um bom seguro viagem para te ajudar quanto a isso.
Já utilizei o seguro viagem no Egito e sem o auxilio deles eu teria passado sufoco. O seguro que eu recomendo tanto para os meus clientes quanto para mim mesma é o da CORIS. Eu usei esse seguro viagem no Egito, precisei ficar internada no hospital e eles me auxiliaram em absolutamente tudo.
O valor mínimo de cobertura do seguro para o Egito é de 30 mil dólares. Verifique o que você irá fazer no país, para conseguir cotar o seu seguro com todas as coberturas necessárias. Por exemplo: caso você queira voar de balão, fazer um safari no deserto, um cruzeiro pelo Rio Nilo ou mergulhar no mar vermelho.
Não recomendo seguro de cartão de crédito. Caso você mesmo assim prefira utilizar, leia com atenção as clausulas do contrato do seguro, em muitos casos eles não irão te auxiliar no momento em que você estiver precisando. Falo isso porque já vi caso assim.
O seguro é uma proteção indispensável quando viajamos para fora do país, não fique sem ele.
O Egito é conhecido pelo seu calor do Saara e de fato nos períodos de calor intenso ele é realmente muito forte. As épocas do ano para você visitar o Egito e ser agradável, são todas menos o verão. O verão no Egito é muito quente mesmo.
Mas para cada uma das épocas do ano no Egito há o que se fazer.
Se você for no inverno, por exemplo, é uma ótima época para conhecer um oásis e dormir em um hotel no deserto. As temperaturas variam de 10ºC a 25ºC, então fica bem agradável para esse tipo de passeio.
Já em maio, quando o clima está mais quente, é muito interessante incluir em seu roteiro uma visita ao mar vermelho. Já que as praias do Egito são muito procuradas e são lindíssimas.
A água fica com uma temperatura muito agradável e você conseguirá aproveitar bem a viagem.
O clima no Egito é árido, nós estamos falando de um país no Saara. Sendo assim, as temperaturas tendem a serem altas e com pouca chuva. É mais fresco quando estamos próximos do Rio Nilo.
As temperaturas médias no verão variam entorno de 35 a 45º C. Podem chegar a 50ºC na região de Aswan, por exemplo.
Já no inverno as temperaturas são amenas, variando entorno de 10 a 25ºC.
São poucos os dias com chuva no país, usualmente as chuvas ocorrem na época do inverno, entre dezembro e começo de janeiro.
Uma época para se evitar ir ao Egito é no ramadã.
Ramadã é um período sagrado para os muçulmanos, em que, por 30 dias, não comem e tomam nada entre o nascer e o pôr do sol.
Viajar para o país nesse período precisa de bastante planejamento, já que em muitos lugares o horário de funcionamento é alterado, podendo fechar muito mais cedo do que o normal. Já a vida noturna se torna mais agitada do que a diurna.
Viajar durante este período para o Egito não altera sua experiência em conhecer o país. Mas não é uma época da qual eu recomendaria viajar.
Já sabe como chegar e todos os tramites para a sua viagem, agora é hora de saber quais os lugares mais interessante nesse país para conhecer. Eu tenho uma agência de viagens e somos especialistas no destino Egito, já trabalho com o país desde 2017 e posso afirmar que o Egito é encantador.
Para os viajantes que vão conosco, não precisam se preocupar em montar um roteiro, já que os nossos grupos de viagem para o Egito são todos desenvolvidos por mim e você é acompanhado tanto por um egiptólogo formado e fluente em português, quanto com uma tour leader brasileira que fica com o grupo 24h do começo ao fim.
Para facilitar a sua vida, veja quais são os melhores lugares para visitar no Egito:
Há muitos outros lugares (que visitamos) no país, como também outros cantos do Egito que visitei e adorei conhecer, mas para uma primeira viagem ao país esses locais já completam a sua viagem.
As pirâmides de Gizé (Giza) são grandes construções feitas no Antigo Egito. Elas foram construídas há mais de 4mil anos e serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. A pirâmide de Quéops é tida como a pirâmide perfeita.
As três pirâmides foram construídas com blocos de pedra calcária e localizam-se na cidade de Gizé, próxima ao Cairo.
Uma coisa que você precisa entender é que tudo o que está ao lado oeste do Rio Nilo (onde o sol se põe) estão os locais onde enterravam-se as pessoas. Já ao lado leste do Rio Nilo (onde o sol nasce), estão todos os templos.
Os egípcios antigos acreditavam que a vida era uma jornada do leste ao oeste.
O Museu Egípcio é o mais importante museu do Egito, entretanto, há a previsão de abrir um novo museu do Cairo que será o maior sobre o Antigo Egito do mundo. A abertura oficial desse novo museu ainda não saiu e assim que tivermos mais informações avisaremos.
Voltando ao Museu Egípcio do Cairo: Ele possui uma coleção de antiguidade egípcia imensa, principalmente esculturas. Com itens que foram encontrados nas inúmeras escavações que se fizeram e fazem no Egito até hoje.
O museu abriu suas portas em 1858 e é considerado o primeiro museu nacional do país.
A quantidade de itens faraônicos dentro dele é de impressionar.
O Vale dos Reis é um vale no Egito onde foram encontradas tumbas dos faraós e nobres do Novo Império. Ela fica nas margens do Rio Nilo, ao lado oeste dele.
O vale é muito famoso pelas suas tumbas ricamente decoradas e bem preservadas.
No vídeo acima eu mostrei como é o Vale dos Reis e expliquei mais sobre ele. Vale a pena conhecer.
Luxor é uma cidade no Egito que já foi capital do Antigo Egito durante o Império Novo. Ela é famosa por seus templos e monumentos antigos, como o Templo de Luxor do vídeo acima.
Esse Templo como o Templo de Karnak são duas atrações que você encontrará em Luxor. Mas saiba que a cidade tem ainda mais coisas para conhecer.
Por sinal é aqui que se tem um dos Souqs incríveis do país, eu adoro esse lugar.
Alexandria é uma cidade no Egito que foi fundada por Alexandre, o Grande em 331 a.C. É bem famosa por algumas coisas, como por exemplo a biblioteca de Alexandria, que foi uma das maiores bibliotecas do mundo.
Também é conhecida por uma das maravilhas do mundo antigo que foi destruída, o Farol de Alexandria.
A cidade atualmente é recheada de estudantes e é muto vibrante. No vídeo acima eu mostro mais de Alexandria e explico sobre o local e o que você encontrará por lá.
Essa cidade egípcia está localizada na margem leste do Rio Nilo. É uma cidade muito famosa por conta das suas pedreiras e da represa de Aswan.
Na cidade é de onde saímos com o nosso cruzeiro pelo Rio Nilo, mas é ali também que você poderá passear com um felluca (um barco a vela) e conhecer o Templo de Philae.
O mercado de rua de Aswan também é bem conhecido e um local para se visitar.
O oásis de Siwá fica próximo da fronteira com a Líbia. Sua água proveniente de mais de 300 nascentes e riachos de água doce, que geram uma vegetação abundante marcada por tamareiras e oliveiras.
Há também vários banhos com minerais nesse oásis, assim como as famosas lagoas de sal que como o mar morto, você não consegue afundar.
Esse oásis fica próximo do Cairo, ao contrário de Siwa que é mais afastado. Também é famoso pela sua paisagem natural deslumbrante e por seus monumentos antigos. Há possibilidade de fazer passeio com 4x4 por esse oásis.
No vídeo acima mostro mais sobre esse local.
O Complexo de Abu Simbel é um complexo arqueológico egípcio que foi construído a mando do faraó Ramsés II no século XIII a.C.
Ele é composto por dois templos escavados na rocha, um dedicado a Ramsés II e o outro a Nefertari, sua primeira esposa.
Os templos foram originalmente esculpidos na encosta da montanha e foram deslocados pela UNESCO nos anos 1960 para evitar o alagamento das obras.
Hurghada é uma cidade no Egito que está localizada na costa do Mar Vermelho. Ela é famosa por suas praias e recifes de coral e é um destino popular para mergulho e snorkeling.
Sharm el-Sheikh é uma cidade no Egito que está localizada na ponta sul da Península do Sinai. Ela é famosa por suas praias e recifes de coral e é um destino popular para mergulho e snorkeling.
O Egito passou por muitas mudanças entre 2010 e 2014. Foi nesse período que houve a Primavera Árabe, que foi caracterizada pelos protestos contra o governo e melhoria nas condições de vida.
Além disso o país passou por três trocas de presidente.
Nesse período, o Egito foi alvo sim de atentados terroristas, principalmente na região norte e nordeste da península do Sinai.
Mas desde 2016, o Egito começou a se recuperar quanto a tudo isso e nos últimos quatro anos, a segurança melhorou substancialmente.
Desde que eu conheci o país e comecei a trabalhar com o destino em 2017 até hoje, em momento algum me senti insegura no quesito terrorismo. Pelo contrário. O sistema de segurança por lá é levado muito a sério.
Além disso, por ser um país muçulmano, eles seguem a sharia (lei islâmica). Ela abrange vários aspectos da vida, incluindo religião, política, sociedade e direito.
No que diz respeito ao roubo, a sharia prevê punições severas.
A taxa de criminalidade é baixa, muito pela religião e também pelas rígidas leis. Uma questão que devemos nos atentar é os golpes a turistas que, infelizmente, há no mundo inteiro. Atente-se a:
A moeda oficial do Egito é a libra egípcia, que pode ser trocada por Euro ou dólar lá mesmo no Egito.
Nos hotéis que ficamos nas minhas expedições para o Egito, há casas de cambio e até maquinas de troca na recepção e é la que geralmente trocamos o dinheiro.
Uma coisa muito importante a se saber é que no Egito, as casas de cambio e os estabelecimentos, não aceitam notas de dólar datadas antes de 2009, portanto não leve notas de dolares antigas, leve notas novas.
Já o euro não são aceitas notas de antes de 2010 e notas de 500 euros.
É possível utilizar os cartões tipo wise, n26 e C6 bank no Egito para sacar o seu dinheiro, porém, para utilizar nos estabelecimentos pode não ser aceito.
Recomendamos que leve dólares ou euros em espécie e deixe um bom montante em seu cartão, assim você poderá ir trocando as notas conforme for necessário.
Mas vá com calma na hora de trocar, já que o dólar é bem aceito como pagamento no país.
Se você quer comprar ouro, prata e pedras preciosas o país é um ótimo lugar para isso. Os preços desses itens por lá são bem atrativos. Nós indicamos para os nossos viajantes 3 lugares durante a viagem para se comprar e que conhecemos a procedência das peças.
Outras coisas que também valem a pena serem compradas no Egito são:
Durante a compra, sempre negocie os preços. Eu sugiro em média entre 30 a 40% a menos do que o vendedor te falar.
Contudo, se você negociar muito e não comprar, é considerado falta de educação. Então só comece a negociar algo se de fato quiser comprar.
Chegamos em um dos tópicos que mais gostamos de falar sobre o Egito, a comida. Os egípcios apresentam uma alimentação balanceada com muita salada, carne, frutas, leite, queijos e grãos.
Os alimentos são bem temperados, com muitas especiarias. Você até irá perceber que ele não é salgado, mas sim temperado com os temperos deliciosos locais. É realmente uma comida inesquecível.
Abaixo falo sobre o que comer no Egito.
A dança do ventre é a descrição da alegria e festas egípcias. Em casa, casamentos e celebrações, a dança faz parte dos momentos mais importantes da população. Outras danças famosas são a Núbia, dos sufistas e das bengalas.
No esporte, o futebol é a paixão nacional. O jogador Mohamed Salah, que atualmente joga no Liverpool, é um ídolo no país.
Outra curiosidade é que o país possui uma indústria nacional de cinema, com produções feitas por e para os egípcios. É comum ver cinemas espalhados pelas ruas do Cairo.
Quanto aos costumes beber ou manifestar afeto com beijos e abraços em vias públicas é considerado como um ato de desrespeito.
O Egito é um país de sensível com tendência conservadora e muitas coisas que são comuns por aqui não são aceitas por lá. Sempre esteja atento para não ferir a cultura local; afinal, somos nós que estamos viajando para a terra deles.
No quesito de etiqueta no Egito, saiba que por ser um país em sua grande maioria muçulmana alguns costumes que temos não são vistos da mesma forma. Evite tocar nas pessoas, por lá o ato de tocar em alguém é visto como invasivo ou até mesmo demonstração de interesse.
Tudo por lá é muito incrível, você verá nessa sua viagem para o Egito como as pessoas são simpáticas, a comida saborosa e a cultura riquíssima.
Na questão das vestimenta no Egito, nós temos um post aqui no blog em que explicamos mais detalhadamente o que vestir no Egito.
Em resumo, as roupas, especialmente para as mulheres, devem ser, na medida do possível, discretas, para respeitar a cultura local.
Evite o uso de short, minissaias, blusas ou vestidos com decote e braços muito descobertos. Leve bastantes saias longas, vestidos longos e combine com cardigãs.
Já nas praias, é mais tranquilo e dá para usar vestidos mais curtos, maiôs ou biquínis, normalmente.
Para os homens, não é recomendável vestir shorts e camisetas sem manga nos grandes centros. Use calças jeans, de sarja, camisetas ou camisas.
Agora que você já tem uma boa ideia do que é necessário para uma viagem ao Egito, eu te recomendaria viajar em um dos nossos grupos para a terra dos faraós. Confira as próximas saídas clicando aqui.
O Acordei Expedições é uma agência de viagens brasileira que oferece expedições personalizadas para o Egito. O acordei foi fundado em 2014 por mim, Camila Castanheira. Sou uma viajante apaixonada pelo Egito e sua história. O Acordei Expedições oferece uma variedade de expedições, desde viagens de curta duração para os principais destinos turísticos do Egito até expedições mais longas e personalizadas que exploram destinos menos conhecidos. Todas as expedições do Acordei são lideradas por guias experientes que compartilham sua paixão pelo Egito com os viajantes.
O objetivo do Acordei Expedições é proporcionar a vocês uma experiência única e inesquecível no Egito. A empresa acredita que viajar é uma forma de aprender e crescer, e que o Egito é um país que tem muito a ensinar. O Acordei Expedições oferece aos viajantes a oportunidade de explorar a história, a cultura e a beleza do Egito de uma forma única e personalizada.
Aqui estão alguns dos principais diferenciais do Acordei Expedições:
Se você está procurando uma experiência única e inesquecível no Egito, o Acordei Expedições é a agência de viagens certa para você.